|eleições autárquicas

PS ganha eleições autárquicas

Apesar de perdas, o PS é o vencedor da noite, seguido pelo PSD. A CDU mantém-se como terceira força política, enquanto o BE continua com uma presença residual e o CDS-PP é salvo pelas coligações.

Delegados à chegada ao XXIII Congresso Nacional do Partido Socialista (PS), em Portimão, a 28 de Agosto de 2021
CréditosAntónio Pedro Santos / Agência Lusa

Ainda com freguesias por apurar, os resultados conhecidos ao longo desta noite eleitoral confirmam o PS como o partido com maior número de autarquias, devendo manter, tal como afirmou a coordenadora autárquica, Maria da Luz Rosinha, as presidências da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).

O PSD continua como segunda força autárquica, conquistando municípios como os de Coimbra, Cartaxo e Funchal. A CDU, que as projecções colocam a crescer em Lisboa e no Porto, surge em terceiro lugar, enquanto o CDS-PP alimenta um discurso de vitória tendo em conta os resultados alcançados através das 33 coligações que fez a nível nacional, e do apoio a candidatos, como foi o caso de Rui Moreira. Neste caso, o presidente da Câmara do Porto repete a vitória, mas pode não conseguir alcançar maioria absoluta.

Apesar de ainda não haver resultados fechados, é certo que o BE não conseguiu conquistar nenhum município, mantendo uma presença residual no mapa autárquico. 

Tópico