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|Ambiente

Há caminho a fazer na mitigação de emissões poluentes do transporte marítimo

Quando se estima que 90% do comércio mundial se faz por transporte marítimo, com consequências ambientais preocupantes, o Parlamento aprovou medidas para o controlo das suas emissões poluentes.

Créditos / advogar.pt

O projecto de resolução apresentado pelo PEV revela que a poluição causada pelo transporte marítimo representa «consequências muito negativas», porque utiliza um combustível extremamente poluidor devido ao alto teor de enxofre. De facto, os 15 maiores navios do mundo emitem mais óxidos de azoto e óxidos de enxofre para a atmosfera do que os 1300 milhões de automóveis a circular em todo o mundo, explicam os ecologistas.

Este tipo de transporte, que «não foi abrangido no Acordo de Paris», deve ser considerado na actuação do Governo português em matéria de defesa do ambiente, defende o partido.

Neste sentido, por proposta do PEV, foi aprovado na semana passada, na Assembleia da República, um projecto de resolução no qual se recomenda ao Executivo, entre diversas medidas, que promova a elaboração de estudos sobre a matéria, que devem ser tornados públicos, para que possa conhecer «os efeitos do sector do transporte marítimo na saúde humana e no ambiente»

Ao mesmo tempo, o documento, que esteve em discussão na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, determina que seja feita uma «eficiente fiscalização e monitorização dos impactos causados pelo transporte marítimo», nomeadamente sobre a «qualidade do ar nos portos portugueses e zonas contíguas».

A par disso, devem ainda ser incentivadas as ligações com «circuitos de proximidade» e que dêem preferência ao «transporte ferroviário de mercadorias», que é ecologicamente mais seguro.

Os ecologistas propõem que se deve fomentar o fornecimento eléctrico a partir de fontes renováveis e promover o uso de combustíveis e tecnologias mais limpas sem emissões de carbono.

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