Mensagem de erro

|micro, pequenas e médias empresas

Fundo de apoio à tesouraria pode finalmente chegar às pequenas empresas

O anúncio feito esta quinta-feira vem dar concretização à medida inscrita no Orçamento do Estado para 2021, e que o Governo vinha sucessivamente adiando.

Créditos / Distribuição Hoje

A Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) congratula-se com o anúncio do Ministro da Economia da criação de um fundo de apoio à tesouraria das micro e pequenas empresas.

Aliás, a confederação lembra que esta é uma medida que já era defendida desde o primeiro confinamento em 2020, e que já tinham dado conhecimento público em várias reuniões com o Governo, na Assembleia da República e com diferentes partidos políticos.

A CPPME regista como positivo o facto de o Executivo ter «finalmente» dado o passo de pôr em prática «esta medida do Orçamento do Estado para 2021, incluída por proposta do PEV». Não obstante, a sua concretização vem com atraso, uma vez que tinha sido assumido o compromisso de a colocar em prática durante o primeiro trimestre do ano.

Todavia, a organização alerta para«a condição de que as empresas beneficiárias assumam o compromisso de manutenção dos postos de trabalho existentes em Outubro de 2020».

Tendo em conta o atraso da aplicação desta medida, a CPPME recomenda que, no quadro da regulamentação que ainda será feita, seja dado um «prazo razoável para que as empresas que actualmente não cumpram esta condição, por terem sido obrigados a reduzir postos de trabalho face aos efeitos da pandemia, possam repor o número de postos de trabalho de Outubro de 2020».

A não ser assim, a estrutura advoga que «serão muitas as micro e pequenas empresas que irão ficar, logo à partida, fora do acesso a este tão necessário apoio para as suas tesourarias»

A CPPME também reclama que, «face ao prolongar da crise pandémica, para as empresas cumpridoras, parte deste subsídio reembolsável possa ser transformado em não reembolsável (fundo perdido)».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui