|AEFCSH

A faculdade não é só um espaço de «ensino e estudo»

A direcção da FCSH-UNL impediu a realização de um evento no espaço da faculdade contra a vontade da comunidade estudantil. A associação de estudantes já convocou uma acção de protesto para amanhã.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa 
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Créditos / FCSH-UNL

«Após sucessivos contactos com a direcção da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), acerca da realização de eventos recreativos no Campus de Berna durante este semestre» anunciou, em comunicado, a associação de estudantes da FCSH (AEFCSH-UNL), referindo ainda que «a direcção definiu que os eventos de carácter recreativo deveriam ter lugar apenas ao fim-de-semana ou feriados».

Esta posição não tem qualquer fundamento em pressupostos de salvaguarda da saúde, já que «as normas das entidades de saúde e do Governo permitem a realização de eventos» como aquele que a AEFCSH-UNL pretende realizar, um churrasco de convívio, durante a tarde. Outras faculdades já realizaram, este ano, eventos semelhantes.

A postura da direcção atenta «contra o usufruto democático do espaço da faculdade para outras actividades que não somente o ensino e o estudo, como eventos culturais, iniciativas de grupos de estudantes» e momentos de lazer, acusa a AEFCSH-UNL.

Este «problema, injusto por si só, põe a nu problemas estruturais do Ensino Superior: A decisão da direcção é suportada por um Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) limitativo da democracia na faculdade e que opera numa lógica de concentração de competências no director e na direcção».

Por ser esta posição incompreensível e indefensável, no entender da associação de estudantes, foi convocada uma concentração com o mote «devolvam-nos a faculdade!», a realizar no pátio da FCSH-UNL, às 16h do dia 27 de Outubro. Pelo direito a realizar churrascos e convívios, contra o «RJIES e o regime fundacional».

Tópico