|Montijo

Estudantes do Montijo em protesto são alvo de repressão policial

Um protesto contra a falta de funcionários na Escola Básica D. Pedro Varela, no Montijo, foi duramente reprimido pela PSP. Houve estudantes assistidos no local pelos bombeiros.

Cerca de uma centena de estudantes da Escola Básica D. Pedro Varela, no Montijo, que protestavam pela falta de funcionários, foram empurrados enquanto permaneciam concentrados junto ao portão. A acção policial sobre os estudantes motivou assistência por parte dos bombeiros locais.

Os estudantes contestavam a falta de investimento e desresponsabilização por parte do Governo, «que levou ao encerramento do bar, do polidesportivo e da papelaria por falta de funcionários», além da falta de «um sistema de aquecimento para todos» e a existência de estruturas de amianto.


Numa publicação no Facebook, afirmam que a PSP agiu «limitando as nossas liberdades democráticas e consequentemente o nosso direito constitucional de nos manifestarmos.  «Não aceitamos que nos limitam os nossos direitos. Nós respondemos com a luta, juntos pela democracia na escola», acrescentam.

Em nota de imprensa, os estudantes divulgam que decidiram marcar um novo protesto para amanhã, nos mesmos moldes, em defesa de melhores condições e dos seus direitos democráticos.

Tópico