Foi no passado dia 27 de Outubro que as Comissões de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu lançaram um abaixo-assinado a reivindicar mais médicos no Serviço de Urgência Básico em São Pedro do Sul.
A reivindicação não é menor já que o serviço de urgência em questão serve as populações dos concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela e Castro Daire e as carências em causa fazem-se sentir bastante. Regista-se que em cerca de 48 mil residentes, 25% não tem médico de família.
Segundo nota das comissões de utentes, «desde Maio que se arrasta o encerramento por falta de médicos neste Serviço de Urgência Básico, onde em Junho a decisão do Agrupamentos de centros de Saúde - Dão Lafões, em conjunto com o Ministério da Saúde, foi de fechar às terças-feiras este serviço».
Como não podias deixar de ser, a questão não melhorou e «passado mais de meio ano sobre esta decisão, o serviço tem vindo a encerrar vários dias durante a semana, como foi o caso da semana passada que fechou na quarta e na quinta-feira (dias 29 e 30 de Novembro), bem como nesta segunda-feira dia 4 entre as 8 horas as 16 horas».
Por estas razões foi então elaborado o tal abaixo-assinado de forma a que seja possível fazer face a situações de efetiva emergência ou urgência uma vez que a unidade de saúde em questão é a primeira resposta aos habitantes de Lafões e aos seus visitantes.
Os utentes pedem assim que se reponha desde já o horário normal de funcionamento com a contratação e permanência dos médicos, dos enfermeiros e dos técnicos de saúde estipulados nos respectivos quadros de pessoal clínico.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui