A situação é denunciada pela Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul, que reclama medidas concretas por parte da Fertagus e da tutela.
A Comissão de Utentes chama a atenção para o facto deste serviço não sofrer alterações «praticamente desde a sua inauguração, em 1999», sublinhando que permanecem «as mesmas estações, as mesmas composições e praticamente os mesmos horários», enquanto a Península de Setúbal e a Área Metropolitana de Lisboa sofreram um forte crescimento nestes 24 anos.
O serviço da Fertagus apresenta ainda outros problemas, como o facto de o estacionamento junto às estações não ser gratuito para os portadores de passe (nas estações de Setúbal, Coina, Fogueteiro, Foros da Amora, Corroios e Pragal), levando ao estacionamento desregrado nas imediações das estações e à degradação dos acessos e do espaço público.
Os utentes «estão fartos de esperar, fartos de anúncios e de louvores ao uso dos transportes públicos e ao meio ambiente», afirma a Comissão, que, no imediato, reclama «comboios duplos (com oito carruagens)», considerando que «não faz sentido a ligação a Setúbal ser garantida por comboios simples (apenas com quatro carruagens)».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui