Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

População insiste na valorização do Hospital dos Covões

O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) realizou hoje uma nova concentração na Praça da República, em Coimbra, à qual se juntaram as comissões de utentes da saúde e os sindicatos do sector.

Concentração em “Defesa do SNS – Valorização do Hospital dos Covões, Valorização dos Cuidados de Saúde Primários, Continuados e Paliativos”, promovida pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos, na praça da República, em Coimbra, 18 de junho de 2020 
Concentração em “Defesa do SNS – Valorização do Hospital dos Covões, Valorização dos Cuidados de Saúde Primários, Continuados e Paliativos”, promovida pelo Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos, na praça da República, em Coimbra, 18 de junho de 2020 CréditosPaulo Novais / Agência Lusa

O Hospital Geral dos Covões passou, desde 2011, a integrar o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, tendo vindo desde então a encerrar e a limitar serviços «tão nucleares como os de gastrenterologia, neurologia, neurocirurgia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, desarticulando equipas com grande experiência acumulada, desaproveitando a capacidade instalada».

Mais recentemente foram também fechados os serviços de pneumologia e cardiologia. Uma antiga reivindicação dos utentes deste hospital, que chegou a servir mais de 800 mil pessoas, é a reabertura das urgências no período nocturno, que funcionam em horário limitado desde 2012. A pandemia levou o Centro Hospitalar a reconsiderar esta decisão, mas apenas por tempo limitado, retomando o horário estritamente diurno no passado mês de Abril.

Em comunicado, o MUSP - Coimbra defende ser «imperioso restituir a autonomia a este Hospital, assim como às unidades hospitalares abrangidas pela fusão no CHUC. É imperioso defender a valorização do SNS, que também confirmou capacidade e importância na resposta à pandemia, dos cuidados hospitalares mas também dos cuidados saúde primários e continuados».

Considera ainda que os Covões são «uma unidade de importância nacional e regional, confirmada pelo papel que teve no combate à epidemia de COVID 19» e portanto que é indispensável que o mesmo retome as valências que tem vindo a perder ao longo dos últimos anos «como foi o encerramento da urgência nocturna e o encerramento da necessária unidade de cuidados intensivos».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui