|Setúbal

Pichardo recebe Medalha de Honra da Cidade de Setúbal

O atleta Pedro Pichardo, que conquistou o título de campeão da Europa de triplo salto nos Europeus de Atletismo de Pista Coberta, na Polónia, vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal.

CréditosAdam Warzawa / EPA

Pedro Pichardo trouxe o ouro para Portugal depois de saltar 17,30 metros, no passado dia 7 de Março, em Torun. Esta quarta-feira, a Câmara Municipal de Setúbal deliberou atribuir-lhe a Medalha de Honra em reconhecimento dos seus feitos desportivos e do contributo para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras. Afinal de contas, é no Complexo Municipal de Atletismo que Pichardo é treinado pelo pai, Jorge Pichardo.

Depois do recente título europeu, o atleta nascido em Santiago de Cuba e naturalizado português em 2017, tem como principais desafios internacionais a conquista mundial, assim como os Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizam este ano.

Com apenas 27 anos, conta com duas medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos do mundo. Em 2015, com 21 anos, saltou 18,08 metros em Havana (Cuba), recorde pessoal que é a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto e coloca Pedro Pichardo na posição de quarto melhor atleta de sempre nesta disciplina.

Em 2018, o atleta do Sport Lisboa e Benfica tornou-se no detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca do ano ao conseguir saltar 17,95 metros no meeting de Doha da Diamond League, no Qatar, prova que venceu. Meses depois, sagrou-se campeão da Diamond League, pela primeira vez na sua carreira, conquistando o título no meeting de Bruxelas de 2018.

Em 2020, e apesar da situação pandémica mundial, Pichardo ganhou a primeira competição do ano nos Inspiration Games da IAAF, contra alguns dos seus maiores rivais.

Tópico