Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|habitação

Na capital da especulação imobiliária alguns jovens terão isenção de IMT

Era uma das promessas de campanha e algo ridicularizada pelo desfasamento da realidade, mas Carlos Moedas irá apresentar a proposta de isenção do IMT na compra de casas até 250 mil euros em 2023 para jovens com rara estabilidade.

CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

A coligação PSD/CDS irá apresentar em executivo camarário uma proposta para a isenção do Imposto Municipal sobre Transmissões. A medida destina-se a todos os jovens que tenham até 35 anos e tenham capacidade para comprar casas até 250 mil euros.

A proposta parece algo desfasada da realidade uma vez que irá incidir sobre o ano de 2023, é uma isenção de um imposto e destina-se a quem é jovem e compra casa. Ou seja, o universo a que se destina é mesmo muito curto dado o aumento do custo de vida, os entraves no acesso ao crédito, a subida da euribor e consequente aumento das prestações bancárias e a galopante especulação imobiliária na cidade de Lisboa. 

Carlos Moedas e o PSD procuram assim mostrar algum tipo de apoio à habitação sem realmente exercer, no quadro das suas responsabilidades municipais, uma real política habitacional. Isto não impede o PSD/CDS de apresentarem a suas propostas e a possibilidade que a vejam passar é elevada, uma vez que para isso, basta apenas a abstenção do PS.

A medida é apresentada uns dias depois da agência Lusa noticiar que se regista um aumento da ocupação ilegal de casas dadas as dificuldade generalizada em arrajar habitação. Confrontada com isto,  o gabinete da vereadora da Habitação na Câmara de Lisboa reconheceu que existe um problema de habitação em Lisboa e que a Câmara Municipal de Lisboa aprovou um pacote de 40 milhões para a empresa de gestão da habitação municipal, a Gebalis.

A questão é que esse pacote, dada a urgência identificada, poderia ser maior. A medida de isenção de IMT que irá beneficiar jovens com uma rara estabilidade, poderá vir a custar  4,5 milhões de euros à autarquia lisboeta. Esta medida irá assim contrastar com a realidade habitacional da capital do país. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui