Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Porto

Movimento entrega prémios «Os Mesmos de Sempre a Lucrar»

O movimento «Os Mesmos de Sempre a Pagar» realiza uma acção de protesto, esta sexta-feira, no Porto, contra o aumento da pobreza, enquanto grandes grupos económicos amealham lucros colossais.

Créditos / Rádio Voz da Planície

«Desta vez aqueles que são "Os Mesmos de Sempre a Pagar" convidam todos os que se sentem esmagados pela situação que se arrasta há demasiado tempo a participarem num momento performativo, tentando, com ironia, chamar a atenção para a insustentável realidade», lê-se num comunicado enviado às redacções. 

Na acção do próximo dia 27 de Outubro, pelas 18h30, o núcleo do movimento na Invicta «vai revelar e entregar os Prémios "Os Mesmos de Sempre a Lucrar"», no largo da Estação de Campanhã. «O aumento do custo de vida acima de todas as razões, a insistência na política dos baixos salários e das baixas reformas e pensões, a par dos aumentos de lucros das grandes empresas» são as razões de novo protesto.

O movimento «Os Mesmos de Sempre a Pagar» anuncia que vai revelar os vencedores dos lucros e «entregar-lhes, metaforicamente, prémios, numa sessão que apelidam de pouco solene». «E, tendo em conta que nada no Orçamento do Estado indica que o Governo tenha a vontade de mudar a situação para 2024, sobram as ruas para que os cidadãos se façam ouvir», critica. As exigências não são novas, mas são actuais, «tendo em conta que nada foi feito e nada está a ser pensado para que a situação se inverta», denuncia este movimento de cidadãos.

O aumento geral de salários e pensões que reponha o poder de compra perdido, a fixação dos preços máximos dos bens essenciais e uma efectiva fiscalização das fraudes, da propaganda enganosa e da especulação por parte das cadeias de distribuição e comercialização são algumas das reivindicações em nome do combate ao aumento do custo de vida. 

Criado há mais de um ano, o movimento «Os Mesmos de Sempre a Pagar» lançou uma petição contra o aumento do custo de vida, na qual reclama medidas que defendam os pequenos produtores e os micro, pequenos e médios empresários para poderem manter os seus negócios, ao mesmo tempo que exige a tributação dos lucros especulativos das grandes empresas. «É preciso pôr os ricos a pagar a crise», alerta. Só nos primeiros seis meses deste ano, a Galp arrecadou 508 milhões de lucro. Mas este é só um dos exemplos de como as grandes empresas estão a lucrar com o sacrifício das populações. 

A garantia de que são também os lucros da banca a suportar o aumento sucessivo das taxas de juro – e hoje tivemos a notícia de que, à boleia da subida das taxas que asfixiam famílias, o grupo espanhol Santander já acumulou 8,14 mil milhões de euros de lucros desde o início do ano –, é outra das exigências d'«Os Mesmos de Sempre a Pagar», que reclama igualmente medidas por parte do banco público, como a redução do spread para 0,25%. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui