|Linha do Oeste

Linha do Oeste: expectativas não podem sair goradas

Os utentes admitem que foram dados passos «muito importantes», restando agora que as medidas para a modernização e electrificação da Linha do Oeste sejam concretizadas nos prazos previstos.

 O plano de modernização da Linha do Oeste foi anunciado em 2016
Créditos / Gazeta das Caldas

A aprovação pelo Tribunal de Contas da empreitada do troço Meleças – Torres Vedras, a abertura do concurso público para a empreitada do troço Torres Vedras – Caldas da Rainha; a anunciada compra de novas composições; e a inclusão, no Plano Nacional de Investimento 2030, do projecto de electrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal são, segundo a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste (CPDLO), passos «muito importantes» para a concretização do projecto de modernização e electrificação daquela Linha.

Importa agora, regista a estrutura num comunicado, que as expectativas criadas não saiam goradas e que todas estas medidas sejam concretizadas nos prazos previstos. 

Neste sentido, a CPDLO realça que quer ver iniciadas as obras no troço Meleças – Torres Vedras, e efectivado, sem atrasos, o concurso para a empreitada da obra do troço Torres Vedras – Caldas da Rainha, registando ainda a necessidade de «dar corpo à electrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal», e que os novos comboios sejam fabricados e entregues à CP. 

A Comissão vinca que «todos aqueles que ao longo dos anos não desistiram de lutar em defesa da Linha do Oeste devem ser saudados» por não aceitarem de forma passiva a degradação e o eventual encerramento da Linha, e defenderem a importância deste troço ferroviário «como factor de desenvolvimento económico e social regional».

Não obstante, denuncia que «continua sem solução» a aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) na Linha do Oeste, com a adopção de tarifários em 2020 que incentivem o uso do comboio, de acordo com a exigência feita ao Governo, CP e Comunidade Intermunicipal do Oeste. 

A CPDLO informa ainda que, sobre este e outros assuntos relacionados com o serviço de passageiros, continua a aguardar a marcação de uma reunião com o presidente da CP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui