Embora a adesão ao mais recente «Apelo das Cidades» seja pioneira em Portugal, o compromisso da cidade de Évora na luta pela abolição das Armas Nucleares não é de agora. A Câmara Municipal de Évora (CME) é uma das 21 cidades (incluíndo Hiroshima, Nagasaki, Saravejo, Manchester e Teerão, por exemplo) que compõe a direcção executiva do movimento Mayors for Peace, que junta 8271 cidades de 166 países do mundo.
A decisão de subscrever o mais recente apelo da Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (ICAN, em Inglês) foi tomada unanimemente pelos vereadores da cidade alentejana, tendo sido na semana passada ratificada pelo executivo CDU.
Sendo o primeiro a subscrever este apelo, a CME «exorta os outros municípios portugueses a que também o façam, contribuindo assim para tornar mais forte o esforço colectivo de defesa do direito à Paz para as suas populações, livres da ameaça de destruição global».
A 7 de Julho de 2017, 122 nações na ONU votaram a favor da adopção do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN). A grande maioria dos países europeus, incluindo Portugal, não aderiram ao Tratado, tal como não o fizeram países como os Estados Unidos da América (o único país a usar Armas Nucleares contra população civil), Reino Unido, França, Rússia e Alemanha.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui