O Município vai avançar já com um estudo para avaliar a criação e implementação deste serviço, «com recursos dedicados e/ou potenciando a integração de serviços existentes, em articulação com os agrupamentos escolares da cidade». O projecto-piloto arranca no próximo mês de Setembro em pelo menos dois agrupamentos de escolas da cidade.
Em comunicado enviado ao AbrilAbril, o gabinete dos vereadores do PCP na Câmara de Lisboa informa que a «proposta prevê ainda o estudo das sinergias entre o serviço de transporte escolar a criar e serviços de mobilidade de proximidade e de bairro, assim como a possibilidade de serem criados circuitos especiais de transporte para a educação inclusiva».
«Trata-se de garantir que a deslocação regular casa-escola e escola-casa de milhares de crianças e jovens da cidade possa ser assegurado com recurso ao transporte público, substituindo o transporte individual». Uma auscultação realizada junto a alunos dos estabelecimentos de ensino de Lisboa, em 2020, demonstrou que a grande maioria ainda recorre ao carro como principal meio de transporte.
A proposta dos vereadores do PCP, João Ferreira e Ana Jara, estava incluída no programa eleitoral da CDU para a cidade de Lisboa. Além de apoiar as famílias, a medida é mais uma aposta no serviço público de transportes, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e menos poluente.