Assinado recentemente, o protocolo de colaboração com a Associação Animais de Rua vai permitir ao município reforçar a aplicação do método Capturar – Esterilizar – Devolver (CED).
O CED é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador, explica a Associação Animais de Rua.
O trabalho, «complexo e permanente» (realça o comunicado da CMG), desenvolvido pelo Gabinete Veterinário Municipal na área da recolha de animais, e a sua posterior adopção, terá agora condições para dar uma resposta muito mais alargada às situações no concelho.
O processo permite «minorar o problema da sobrepopulação de animais de rua, evitando a sua reprodução descontrolada e outros problemas relacionados: como o ruído, odores e focos de insalubridade».
Ao longo dos últimos anos, «o município tem promovido um conjunto de boas práticas para melhorar o bem-estar da vida dos animais de companhia, que se reflecte na defesa da saúde e da salubridade pública».