|energias renováveis

Câmara Municipal do Seixal instala 863 painéis fotovoltaicos

Inserida na estratégia de desenvolvimento sustentável da Câmara do Seixal, a instalação destes painéis nos serviços operacionais vai produzir 695 640 kWh, prevenindo a emissão de centenas de toneladas de dióxido de carbono anuais.

Dos 863 painéis fotovoltaicos instalados pela Câmara Municipal do Seixal em Outubro de 2025, 599 foram colocados no parque de estacionamento exterior dos serviços operacionais. 
Créditos / Câmara Municipal do Seixal

Os 863 painéis fotovoltaicos que a Câmara Municipal do Seixal (CMS) está a instalar nos seus serviços operacionais (599 painéis no parque de estacionamento exterior e 264 painéis na cobertura do edifício) vão permitir a criação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) que produzirá anualmente 695 640 kWh. A autarquia estima que a redução de emissões de dióxido de carbono se situe na casa das duas centenas de toneladas.

A construção desta UPAC «insere-se na estratégia de desenvolvimento sustentável da Câmara Municipal do Seixal», refere nota da autarquia. Esta intervenção visa «impulsionar a economia de baixo carbono e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, estimulando a inovação das tecnologias limpas, nomeadamente no que se refere às energias renováveis e eficiência energética».

Em Fevereiro de 2025, a CMS já tinha instalado uma UPAC nos serviços centrais da autarquia. Esta intervenção permitiu poupar cerca de 30% do seu actual consumo energético, representando «uma redução anual de 85 mil euros na fatura energética, com previsão de retorno financeiro em três anos e meio», e uma «redução de emissões de aproximadamente 180 toneladas de dióxido de carbono anuais».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui