|Ásia

Xi'an vai acolher encontro sobre protecção de patrimónios na Ásia

A cidade chinesa de Xi'an será palco de uma conferência que visa promover uma maior cooperação entre as instituições asiáticas dedicadas à conservação, protecção e investigação do património cultural.

Vista da Torre do Sino em Xi'an, província de Shaanxi, Noroeste da China 
Vista da Torre do Sino em Xi'an, província de Shaanxi, Noroeste da China Créditos / China Daily

Em declarações ao China Daily, o vice-ministro da Cultura, Li Qun, disse esta quinta-feira que o evento internacional terá lugar no próximo mês de Abril, sendo o primeiro do género realizado de forma presencial desde 2020, e devendo contar com a participação de representantes e académicos de 30 países do continente.

Li disse ao periódico que o encontro servirá também para eleger o secretário-geral, determinar o plano de acção e estabelecer o orçamento da Aliança para o Património Cultural na Ásia, em cuja fundação participam China, Arménia, Camboja, República Popular Democrática da Coreia, Irão, Quirguistão, Paquistão, Síria, Emirados Árabes Unidos e Iémen.

«Enquanto primeiro mecanismo internacional na área do património cultural iniciado pela China, a Aliança é um passo chave para reforçar a cooperação entre os países asiáticos», afirmou o vice-ministro, sublinhando que, juntos, podem fazer mais para proteger o património partilhado da humanidade.

Rede de protecção e restauro no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota

Na última década, graças à Iniciativa Cinturão e Rota, proposta pela China, especialistas do país asiático estiveram envolvidos em projectos de protecção e restauro em 11 locais de interesse patrimonial de seis países do continente, disse Li.

Estes trabalhos incluíram o restauro (acabado em 2019) de Itchan Kala, a parte interior da cidade antiga de Khiva, no Uzbequistão, declarada Património da Humanidade pela Unesco, ou o restauro em curso do templo Thatbyinnyu Phaya, em Bagan, Myanmar.

«Está-se a estabelecer uma rede de cooperação ao abrigo da Iniciativa Cinturão e Rota», frisou o também responsável pela administração do património cultural na China.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui