|Vietname

Começou no Vietname a campanha anual de plantação de árvores

O Vietname iniciou esta quinta-feira, na província central de Quang Binh, a campanha anual de plantação de árvores, no âmbito do programa nacional de reflorestação e para honrar o legado de Ho Chi Minh.

O Vietname tem apostado na reflorestação e na protecção das florestas, também como forma de desenvolvimento do país (distrito de Hoang Su Phi, província de Ha Giang)
O Vietname tem apostado na reflorestação e na protecção das florestas, também como forma de desenvolvimento do país (distrito de Hoang Su Phi, província de Ha Giang) Créditos / goodfon.com

Na cerimónia realizada na cidade de Dong Hoi, a vice-presidente do país asiático, Dang Thi Ngoc Thinh, destacou a importância da tarefa de proteger as florestas e referiu que o repovoamento arbóreo é fundamental para as zonas mais vulneráveis às alterações climáticas e aos desastres naturais, como é o caso daquele território, bem como para o desenvolvimento do país.

A vice-presidente vietnamita – indica a Prensa Latina – disse ainda que esta campanha, lançada anualmente por ocasião do Tet (Ano Novo Lunar), representa um passo importante para alcançar a meta de plantar mil milhões de árvores no Vietname até 2025.

No início de Janeiro, o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, promulgou uma directiva sobre o «Tet da plantação de árvores» e o reforço da protecção e do desenvolvimento das florestas. Nesse documento, noticia o portal vovworld.vn, foi traçada a meta de plantar mil milhões de árvores no período 2021-2025.

Phuc, que exorta os responsáveis ministeriais, entre outros órgãos competentes, e os comités populares das províncias a organizar o Festival da Plantação de Árvores de 2021, considera que é dever das autoridades «promover a consciência de todas as camadas populares sobre o papel, os efeitos e os valores das florestas», refere a mesma fonte.

A recuperação das florestas e o legado de Ho Chi Minh

Há 30 anos, a cobertura florestal do país asiático era de 27%, enquanto na actualidade é de 42%, com 14,6 milhões de hectares de florestas. Sendo o quinto maior fornecedor mundial de madeira e derivados, o segundo na Ásia e o primeiro no Sudeste Asiático, o Vietname espera facturar este ano 14,5 mil milhões de dólares com a exportação desses produtos, segundo a Prensa Latina.

Em Novembro de 1959, o presidente Ho Chi Minh escreveu um artigo, publicado no jornal Nhan dan (Povo), em que sublinhou o significado da plantação de árvores para cada pessoa e cada família. O «apelo» deu lugar ao festival anual de plantação do Tet ou Ano Novo Lunar.

Esta é também uma forma de honrar o «Testamento» do revolucionário, anti-imperialista e anti-colonialista, que foi um dos principais artífices da independência nacional e da libertação do seu povo. Nele escreveu: «Os nossos rios, as nossas montanhas, o nosso povo sempre existirão. Derrotados os yankees, construiremos uma Pátria dez vezes mais bonita».

Tópico