|ASEAN

Solidariedade, elemento central de uma Asean independente e forte

Consolidar a solidariedade é tarefa central de uma Associação das Nações do Sudeste Asiático independente e resistente, disse esta quarta-feira o primeiro-ministro do Vietname na 42.ª cimeira do bloco.

Anúncio da Cimeira da Asean em Jacarta, Indonésia 
Créditos / Xinhua

«A unidade é uma força invencível que deve ser expressa através da vontade e acções concretas», afirmou Pham Minh Chinh na sua intervenção, em que destacou os três elementos fulcrais para a identidade, os valores, a vitalidade e o prestígio do bloco regional.

Para o chefe de governo vietnamita, esses elementos são manter a independência e a autonomia estratégica, transformar-se num eixo de crescimento económico mundial e adaptar-se melhor aos choques externos, refere a Vietnam News Agency (VNA).

Neste sentido e tendo em conta as incertezas da economia mundial, Chinh sugeriu que os dez países do bloco devem realizar maiores esforços para negociar e actualizar o Acordo de Comércio de Bens da Asean, bem como desenvolver projectos de conectividade regional ao nível das instituições, infra-estruturas e pessoas, criando mudanças qualitativas para o investimento, os negócios e o turismo.

Ao intervir na sessão de abertura da 42.ª Cimeira da Asean, na Indonésia, o primeiro-ministro vietnamita defendeu igualmente uma maior cooperação na economia digital e na economia circular, juntamente com a promoção da conexão das redes eléctricas e o desenvolvimento das energias renováveis.

Representantes dos países da Asean em Labuan Bajo, Ilha de Flores (Indonésia) / Prensa Latina

Também propôs a definição, com a maior brevidade, de estratégias a longo prazo para a formação de recursos humanos de elevada qualidade, bem como a aprovação e implementação de um acordo de reconhecimento mútuo laboral em diversos sectores de actividade, considerando a possibilidade da sua ampliação a outros.

Tendo em conta que, na construção da comunidade da Asean, se afirma que as pessoas estão no centro do desenvolvimento, Pham Minh Chinh destacou a necessidade de diminuir as desigualdades, especialmente em regiões remotas e sub-regiões, de modo a garantir melhores condições de vida às populações.

Na sessão de abertura em Labuan Bajo (Ilha de Flores), o presidente da Indonésia, Joko Widodo, defendeu que a unidade e a solidariedade entre os países do bloco regional são fundamentais para que a Asean assuma um papel central de liderança na paz e no desenvolvimento económico.

Para alcançar estes objectivos, afirmou, o grupo deverá realizar mais esforços no sentido da integração económica, da cooperação inclusiva e da implementação do Parceria Económica Regional Abrangente (RCEP), entre outros aspectos.

A 42.ª Cimeira da Asean decorre entre 9 e 11 de Maio em Labuan Bajo, na Indonésia. Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia e Vietname são os países que integram o bloco regional.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui