Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Chile

Solidariedade e apoio chilenos a Cuba contra o bloqueio

A delegação do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) que visita o Chile agradeceu ao movimento solidário do país austral pelo apoio à Revolução e à luta contra o bloqueio imposto pelos EUA.

Créditos / Prensa Latina

Num encontro, em Santiago do Chile, com ampla representação de organizações, comités e grupos que integram o movimento solidário chileno, a primeira vice-presidente do ICAP, Noemí Rabaza, enalteceu o apoio aos atletas cubanos que participaram nos recentes Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.

«Estamos felizes por tudo o que fazem e pelo que vão continuar a fazer por Cuba», disse Rabaza, à frente de uma delegação que também visitou o Uruguai e a Argentina.

Explicou que o país caribenho passa por momentos difíceis e que o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, mantém uma política de pressão máxima ao manter as 243 medidas impostas por Donald Trump, que afectam todos os sectores.

A delegação cubana, que também visitou o Uruguai e a Argentina, em Santiago do Chile / Prensa Latina

Além disso, refere a Prensa Latina, denunciou a aplicação do título III da Lei Helms-Burton, que reforça a extraterritorialidade do bloqueio, e a inclusão de Cuba na lista de países alegadamente patrocinadores do terrorismo, na medida em que dificultam as transacções bancárias e visam estrangular a economia.

Por seu lado, Lilia Zamora, directora da América Latina e Caraíbas do ICAP, referiu-se à campanha internacional «Cuba vive e resiste», que procura reunir um milhão de assinaturas para exigir que os Estados Unidos excluam a Ilha da lista unilateral.

Zamora destacou ainda o trabalho da Rede Continental Latino-Americana e Caribenha de Solidariedade com Cuba, que terá a sua primeira reunião no México em 2025.

Abordou também o trabalho com os jovens e a criação da Brigada Juvenil de Solidariedade com Cuba, que agora se organiza pela segunda vez e na qual participam membros de vários países da região, indica a fonte.

O encontro, que decorreu no Instituto de Ciências Alejandro Lipschutz, na capital chilena, foi animado pelos músicos Sergio Gutiérrez e Leo Candia, tendo contado com a participação de Rosario Rodríguez, primeira secretária da Embaixada de Cuba no Chile, de outros membros da delegação diplomática e de representantes da organização Raíces Cubanas, formada por residentes cubanos no Chile.

A visita da delegação do ICAP ao Chile teve início na segunda-feira, com uma homenagem a Salvador Allende, e seguiu uma intensa agenda de trabalho, que incluiu reuniões com a Brigada de Propaganda Popular e o Sindicato da Construção.

A delegação cubana foi ainda recebida pelo presidente do Partido Comunista do Chile, Lautaro Carmona, bem como por membros da sua comissão política e da sua secção de relações internacionais.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui