Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC)

«Parar a guerra! Dar uma oportunidade à paz!», CPPC relança apelo, mote e iniciativas

Ante a avaliação feita à situação internacional e depois da ronda de iniciativas realizadas no ano passado em defesa da paz, o CPPC volta a apelar à luta pela paz. Seja onde for, o importante é parar com a guerra.

Acções de protesto realizaram-se em Lisboa (na foto) e no Porto, a 14 de Junho de 2021, contra a Cimeira da NATO a decorrer em Bruxelas, que visa o reforço deste bloco político-militar enquanto instrumento de ingerência e agressão e a imposição hegemónica a nível mundial, à custa de gigantescos recursos financeiros subtraídos aos povos e à resolução dos graves problemas que estes enfrentam
Acções de protesto realizaram-se em Lisboa (na foto) e no Porto, a 14 de Junho de 2021, contra a Cimeira da NATO a decorrer em Bruxelas, que visa o reforço deste bloco político-militar enquanto instrumento de ingerência e agressão e a imposição hegemónica a nível mundial, à custa de gigantescos recursos financeiros subtraídos aos povos e à resolução dos graves problemas que estes enfrentamCréditos / AbrilAbril

O Conselho Português para a Paz e Cooperação volta a preparar um conjunto de iniciativas para todos os que estão disponíveis a dar uma oportunidade à paz. Para lançar as iniciativas a histórica organização pacifista lança um apelo com o mote «Parar a guerra! Dar uma oportunidade à paz!».

O apelo, que começa por dar conta das várias iniciativas levadas a cabo no ano passado e que contaram com milhares de pessoas disponíveis para uma solução pacífica de todos os conflitos, anuncia então a necessidade «urgente» de voltar à rua.

Importa recordar as mobilizações «Parar a guerra! Dar uma oportunidade à Paz!», que tiveram lugar em diferentes capitais de distrito em Março; os desfiles «Paz sim! Guerra e corrida aos armamentos não!» de 25 e 29 de Junho, realizados em Lisboa e no Porto; e as concentrações «Os povos querem a Paz, não o que a guerra traz!» de 26 e 27 de Outubro, realizados em Lisboa e no Porto.

Analisando a actual situação para o CPPC é urgente parar a guerra seja «na Palestina, no Sara Ocidental, na Síria, no Iémen ou na Ucrânia», «pôr fim à escalada armamentista e às sanções» e a necessidade de recorrer à «diplomacia para a solução política dos conflitos» de forma a substituir «a ingerência, o militarismo e o uso ou a ameaça do uso da força».

Seguindo toda esta linha, no apelo é reiterado o necessário «respeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas e da Acta Final da Conferência de Helsínquia» como forma de assegurar um caminho estruturado para a paz.

Para o CPPC a mudança pode começar dentro de portas e é necessário que «o Governo português não contribua para o agravamento do conflito, do militarismo, da guerra, e cumpra os princípios da Constituição da República Portuguesa».

O apelo termina a reiterar a necessidade de uma real promoção da paz e da amizade entre os povos, assim como a necessidade de «repudiar as manifestações de fascismo, nazismo, xenofobia, racismo onde quer que se manifestem».

Para já, estão anunciadas iniciativas 16 de Fevereiro em Lisboa, Évora e Setúbal; dia 17 de Fevereiro em Corroios e Coimbra; e dia 18 de Fevereiro no Porto.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui