Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Dia da Vitória

Muitas iniciativas online para comemorar os 75 anos da vitória sobre o nazifascismo

A 4.ª Festa da Vitória e da Paz, e o desfile do «Regimento Imortal» não se realizam, dado o contexto de emergência sanitária. Mas «a importância da data» e o seu «significado actual» serão assinalados.

Imagem da 3.ª Festa da Vitória e da Paz, em Lisboa, em Maio de 2019
Créditos / Associação Iúri Gagárin

«Não é possível realizar as iniciativas de rua com que a Associação Iúri Gagárin e a Associação Chance+, em colaboração com outras entidades, iriam celebrar o 75.º aniversário da Vitória da URSS e países aliados contra o nazi-fascismo», revela a Associação Iúri Gagárin no seu portal.

Assim, estes organismos decidiram alargar até 2021 o conjunto iniciativas – como exposições, colóquios, sessões – que já tinham começado e iriam decorrer até ao final deste ano, bem como promover iniciativas na Internet, «desde já e em torno do dia 9 de Maio». Para além disso, assim que for possível, pretendem analisar as possibilidades de reprogramação.

Iniciativas na Internet

As iniciativas on-line dedicadas aos 75 anos da Vitória têm por base as páginas já existentes da Associação Iúri Gagárin e do «Regimento Imortal de Lisboa», explica o texto, acrescentando que «algumas das ideias são concretizadas por via da criação de novas páginas associadas a estas».

«Regimento Imortal de Lisboa online»

Foi aberto um álbum na página do Facebook do «Regimento Imortal de Lisboa», onde estão publicadas quase duas centenas de fotografias de combatentes da Grande Guerra Patriótica (familiares de pessoas que vivem em Portugal).

O «Regimento Imortal» na Minha Janela

Esta iniciativa conta com a participação de pessoas residentes em vários países. Quem deseja participar afixa, na janela de sua casa, fotografia(s) de familiares que combateram as tropas nazis e, depois, envia uma fotografia tirada junto à imagem afixada na janela, explica a Associação.

Maratona musical «Ecos da finda guerra»

Com esta maratona, as associações Chance+ e Iúri Gagárin pretendem «avivar a memória de um imenso património de canções», de que gostam, nas quais têm orgulho e que «se tornaram símbolos de coragem, firmeza, amor à pátria».


As condições de participação são detalhadas no portal da Iúri Gagárin, onde se afirma que os melhores vídeos serão integrados no vídeo-concerto comemorativo do Dia da Vitória, que está a ser organizado para dia 9 de Maio. Os primeiros trabalhos já estão publicados num canal do YouTube e no Facebook.

Concurso de declamação de poesia «Musa em capote de soldado»

Quem desejar participar deve: registar em vídeo, com boa qualidade e duração até cinco minutos, a declamação de um poema (ou excerto) relacionado com a Grande Guerra Patriótica (do tempo da Guerra ou contemporâneo), revela a Associação. Os vencedores receberão diplomas e presentes simbólicos.

Portugueses a cantar «Katiucha»
As associações Chance+ e Iúri Gagárin propõem este desafio sublinhando que «Katiucha», de Matvey Blanter, é talvez «a canção russa mais conhecida em todo o mundo», sendo, nalguns países, «um verdadeiro símbolo da Rússia e da URSS».

Para participar, é necessário gravar «Katiucha» (na íntegra, ou em excerto), em qualquer língua, e carregar o vídeo na página da maratona musical.

Vídeo-concerto «Vitória e Paz» e desfile online do «Regimento Imortal»

Entretanto, os organizadores destas iniciativas já deram a conhecer a programação que prepararam para o dia 9 de Maio, incluindo um desfile online do «Regimento Imortal» e o vídeo-concerto «Vitória e Paz». Pode ser consultada no portal da Associação Iúri Gagárin.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui