|Dia da Vitória

Vitória sobre o nazi-fascismo assinalada em Lisboa

A Associação Iúri Gagárin e a Associação Chance+ vão realizar um acto simbólico para assinalar o Dia da Vitória, quando passam 76 anos sobre a derrota da Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

Aleksey Eryomenko, comissário político júnior do 220.º regimento da infantaria, 4.ª divisão da infantaria, 18.º exército. «Comandante do Batalhão», 1942 
Aleksey Eryomenko, comissário político júnior do 220.º regimento da infantaria, 4.ª divisão da infantaria, 18.º exército. «Comandante do Batalhão», 1942 CréditosMaks Alpert / TASS

Numa pequena nota que enviou aos seus associados e activistas residentes na Área Metropolitana de Lisboa, a Associação Iúri Gagárin refere que o acto simbólico da vitória da URSS na Grande Guerra Patriótica terá lugar no próximo domingo, dia 9, entre as 12h e as 13h, na Praça dos Restauradores (calçada junto ao monumento).

A associação, que agradece a confirmação da intenção de participar logo que possível, informa que, em conjunto com a Chance+, pretende reunir algumas dezenas de pessoas – não mais de uma centena.

Sublinha que o acto simbólico será realizado garantindo o distanciamento entre os participantes e que o uso de máscara é obrigatório. «Logo em seguida começaremos a preparar a Festa da Vitória e da Paz do próximo ano», afirma.

Maratona online de música e poesia

No âmbito das comemorações do 76.º aniversário da vitória da URSS e aliados sobre o nazi-fascismo, as associações Chance+ e Iúri Gagárin, a Irlanda Russa e Les enfants russes de Montpellier (França) estão a promover uma maratona online de música e poesia, intitulada «Passagem para a Frente».

Na sua página de Facebook, a Associação Iúri Gagárin informa que «pode participar quem quiser», sendo para tal «necessário enviar a gravação em vídeo da interpretação de uma canção, de uma obra musical ou de um poema, dedicados à Grande Guerra Patriótica (1941-1945)».

O prazo para participar começou a 15 de Abril e termina amanhã, precisa, acrescentando que os trabalhos entretanto recebidos já estão publicados na página da «maratona» no Facebook: https://www.facebook.com/marafondorojkafrontovaia/videos.

Tópico