Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|EUA

Movimento pela paz nos EUA pede ao Congresso que não financie a guerra na Ucrânia

A Codepink – Women for Peace e a coligação Peace in Ukraine lançaram uma petição, que irão entregar ao Congresso em Outubro, para travar o financiamento da guerra na Ucrânia.

@answercoalition
Manifestação em Washington pela paz e contra «as guerras intermináveis» dos EUA, a 18 de Março de 2023 / @answercoalitionCréditos

Com o conflito na Ucrânia «a intensificar-se» e «o perigo crescente de um confronto directo entre os EUA e a Rússia», as duas organizações decidiram lançar um novo plano de acção, que se centra no Congresso norte-americano e que designaram como «A Urgência de Procurar a Paz na Ucrânia».

O propósito é pedir aos representantes eleitos que apoiem «cessar-fogo, diplomacia e fim das armas», revelam em comunicado, no qual defendem que o Congresso deve representar as necessidades e os desejos das pessoas no país, daqueles que não podem pagar a renda da casa ou comprar medicamentos que salvam vidas e outras necessidades básicas.

O mais recente pedido de financiamento realizado pelo presidente Biden irá colocar o custo desta guerra aparentemente interminável em 140 mil milhões de dólares para os contribuintes norte-americanos, a maior parte dos quais vive de salário em salário, lutando para sobreviver, alertam.

Sublinhando que não existe uma solução militar, «apenas dor, à medida que os Estados Unidos intensificam uma guerra por procuração entre a Rússia e os EUA», ambos os grupos, apoiados por dezenas de outras organizações anti-imperialistas e de defesa da paz, destacam que, numa sondagem recente, 55% dos norte-americanos se opõem a mais financiamento para alimentar a guerra na Ucrânia.

Isto, num contexto em que «34 milhões de pessoas, nos EUA, sofrem de insegurança alimentar, dois milhões não têm acesso a água potável, 650 mil não conseguem pagar as suas despesas de saúde e mais de meio milhão estão sem casa».

Apesar desta situação e da oposição crescente, a Casa Branca pediu mais 24 mil milhões de dólares, sobretudo para armas e treino militar, o que só servirá para prolongar a guerra e o sofrimento.

«A resposta não é mais munições de fragmentação, munições de urânio empobrecido, aviões de combate de longo alcance ou F-16 com capacidade nuclear. Mais armas apenas irão encher os cofres dos fabricantes de armas nos EUA, empurrando o mundo para o precipício da Terceira Guerra Mundial», alertam.

A entrega da petição, com todas as assinaturas que conseguirem juntar entretanto, deve ocorrer a 4 de Outubro próximo, na Comissão de Relações Externas do Senado.

No dia anterior, está prevista uma conferência com a participação do professor Cornel West, candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Verde em 2024; a co-fundadora da CodePink, Medea Benjamin; o jornalista Eugene Puryear e o comediante Lee Camp.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui