Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Milhares de trabalhadores estrangeiros passam fome na Arábia Saudita

Milhares de operários indianos, paquistaneses e filipinos foram despedidos ou não recebem há vários meses na Arábia Saudita, que enfrenta uma grave crise económica. Muitos trabalhadores estão a passar fome.

Trabalhadores indianos, explorados e despedidos, estão a passar grandes dificuldades na Arábia Saudita
Trabalhadores indianos, explorados e despedidos, estão a passar grandes dificuldades na Arábia SauditaCréditosHispanTV

As autoridades da Índia e das Filipinas já se manifestaram profundamente preocupadas com a situação de dezenas de milhares de compatriotas, que perderam os seus empregos no reino saudita e foram abandonados à sua sorte. Alguns estão a morrer à fome, informou, esta terça-feira, o diário libanês The Daily Star, citado pela HispanTV.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, Vijay Kumar Singh, partiu ontem com destino à Arábia Saudita para ajudar a repatriar milhares de trabalhadores que ficaram sem trabalho ou não recebem há vários meses, não tendo assim meios para regressar à Índia. O governo de Nova Deli não precisou como iria proceder ao repatriamento de milhares de pessoas.

Por seu lado, o Consulado Geral da Índia na cidade saudita de Jeddah anunciou no sábado, na sua conta oficial de Twitter, que tinha distribuído, nos últimos dias, toneladas de alimentos entre os operários indianos que estão a passar fome no país árabe.

Garry Martínez, presidente do Migrante, um grupo que trabalha em prol dos direitos dos emigrantes filipinos em todo o mundo, disse que havia trabalhadores filipinos na Arábia Saudita «sem nada para comer e que tinham de procurar comida no lixo».

De acordo com relatórios, estima-se que 10 mil trabalhadores indianos e 20 mil filipinos tenham sido afectados por despedimentos massivos na Arábia Saudita, num contexto de crise económica relacionada com a baixa do preço do crude e com as enormes verbas dispendidas na invasão do Iémen, entre outras razões.

O Governo saudita reduziu a despesa pública desde o ano passado, pondo sob pressão as empresas de construção civil, que dependem de contratos estatais. Muitas fecharam as portas, outras deixaram de pagar aos trabalhadores estrangeiros e despediram dezenas de milhares de operários, informa a PressTV.

São, para além disso, recorrentes as denúncias de exploração laboral e de abusos cometidos sobre milhões de operários asiáticos pobres que trabalham nos estados do Golfo Pérsico. Uma das situações denunciadas é o não pagamento de salários.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui