Contrariando todas as mentiras que são contadas relativamente à democracia cubana, hoje há um amplo acto democratico a acontecer na ilha que não se rende. As urnas abriram hoje em Cuba e de acordo com o Conselho Eleitoral Nacional todo o processo está a acontecer com normalidade. Este acto eleitoral é o primeiro que se realiza depois da última reestruturação do sistema eleitoral.
Assiste-se a um total de 26746 candidatos para um total de 12427 lugares disponíveis e do total de candidatos, 44% são mulheres e 17% são jovens. Para se ser eleito é necessário ter mais de 50% e o cargo terá uma duração de cinco anos, sendo exercido a tempo inteiro de maneira profissional. O processo de candidatura é amplo e foi bastante participado. Entre 21 de Outubro e 18 de Novembro foram realizadas assembleias de bairro ou de vizinhos, as quais participaram 6 milhões de cubanos, o que corresponde a uma participação de 72,64% dos eleitores.
Os eleitores chamados a votar exercem o seu direito no seu local de residência fixo e o voto é garantido a partir dos 16 anos. Claro está, este processo consagra-se num contexto onde as amplas liberdades democráticas são respeitadas. Há também cerca de 20 mil mesas de voto criadas para este processo eleitoral. A segunda volta, a ser necessária, irá realizar-se a 4 de Dezembro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui