Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Forças israelitas invadiram sedes de organizações civis palestinianas

As forças de ocupação invadiram e encerraram as sedes de sete organizações civis e de defesa dos direitos humanos na Cisjordânia. Em Nablus, mataram um palestiniano e feriram, pelo menos, 31.

Créditos / WAFA

Segundo refere a Prensa Latina, a operação desta madrugada segue-se à confirmação, ontem à noite, por parte do ministro israelita da Defesa, Benny Gantz, da classificação de «terroristas» que havia sindo imposta a várias organizações não governamentais palestinianas, que são acusadas de ligação à Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) – partido que Telavive considera terrorista.

Em Ramallah e al-Bireh, os soldados entraram nas sedes da Associação de Direitos Humanos e de Apoio aos Presos – Addameer, do Centro de Investigação e Desenvolvimento Bisan, da fundação Al-Haq e do Defense for Children International Palestine (DCI-Palestine), de onde retiraram equipamento e documentos.

Foram igualmente assaltadas as instalações da União dos Comités do Trabalho da Saúde, da União dos Comités das Mulheres Palestinianas e da União dos Comités de Trabalho Agrícolas.

Imagens e vídeos divulgados pela imprensa e nas redes sociais mostram os soldados israelitas no interior dos escritórios, e representantes de algumas organizações – como a Addameer e a Al-Haq – confirmaram o «assalto» às suas instalações.

A operação foi criticada nos territórios palestinianos ocupados em 1967 e em 1948, bem como a nível internacional.

Incursão e forte repressão israelita em Nablus

Pelo menos um palestiniano foi morto e 31 ficaram feridos, quando, ontem à noite, forças israelitas entraram em vários pontos da cidade localizada no Norte da Cisjordânia ocupada, nomeadamente as ruas de Amã e de Jerusalém, as imediações do Túmulo de José e os campos de refugiados de Balata e Askar, informa a agência WAFA.

Seguiram-se fortes confrontos e um jovem de 20 anos, identificado pelos serviços de Saúde como Wasim Nasser Abu Khalifa, residente no campo de refugiados de Balata, veio a falecer devido aos disparos do Exército de ocupação.

Pelo menos 31 palestinianos ficaram feridos, quatro dos quais se encontram em estado grave.

Onze detidos na Margem Ocidental ocupada

A agência WAFA informa ainda que, esta madrugada, 11 palestinianos foram detidos pelas forças de ocupação em operações de busca e captura – três em aldeias nas imediações de Jenin; um nos arredores de Qalqiliya; três em Jerusalém ocupada; um na região de Belém e três na região de Hebron (al-Khalil).

De acordo com os últimos dados divulgados pela Addameer, há 4450 palestinianos presos em cadeias israelitas, 670 dos quais em regime de «detenção administrativa», que permite manter os presos na cadeia sem acusação ou julgamento por tempo indefinido.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui