Passar para o conteúdo principal

A sétima edição do FAM Víctor Jara, que tem como lema «Estrela da Esperança», irá ter lugar no Sítio da Memória Estádio Víctor Jara, em Santiago do Chile, entre 28 de Setembro e 1 de Outubro.

Antes disso, a Fundación Víctor Jara, que organiza o evento, promove a realização de uma vigília de canto popular, a 16 de Setembro, tendo em conta que, nesse dia, se cumpre o 50.º aniversário do assassinato do cantautor às mãos de agentes do Estado, pouco depois do golpe de Estado.

Recorde-se que Jara, figura emblemática do movimento da Nova Canção, dramaturgo, professor e militante comunista, foi preso após o golpe fascista conduzido pelo general Pinochet e apoiado pela CIA, em 1973, que derrubou o presidente Salvador Allende, eleito em 1970 com o apoio da Unidade Popular (UP).

Segundo revelou a organização, nesta nova edição do FAM Víctor Jara serão lembrados «os processos sociais que o povo chileno ergueu e conquistou antes do golpe de Estado» e serão homenageados «os espaços de resistência culturais que fizeram frente à ditadura» de Pinochet.

Com o teatro, a dança, o cinema, a música e o canto popular, far-se-á uma viagem pela memória, a cultura e a arte, para reencontrar os valores da solidariedade, da justiça e da soberania, explicam.

No âmbito do festival e da homenagem, estão previstos concertos a cargo de Inti Illimani, Claudio Narea, Upa! ou a Orquestra Sinfónica Juvenil de Santiago.

O primeiro de todos, num mês de comemorações, será de Nano Stern, que cantará a Víctor Jara no dia 15 de Setembro.

Na apresentação, Cristián Galaz, director executivo da Fundación Víctor Jara, convidou toda a gente a participar e explicou o lema «Estrela da Esperança».

«É uma esperança que nasce de uma história de lutas que nos conduziram a conquistas e também a derrotas. Uma esperança que é uma estrela que indica o caminho, como o é Víctor Jara nas nossas vidas, na vida do povo», disse.

A programação completa do festival pode ser consultada em famvictorjara.cl.