Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Exército sírio captura terroristas e apreende armazém com munições no Sul

As Forças Armadas sírias prenderam, esta terça-feira, vários terroristas e encontraram um depósito de material bélico, na província de Sweida, cerca de 100 quilómetros a sudeste de Damasco.

Equipas de sapadores do Exército sírio encontraram inúmero material bélico em Douma, algum fabricado em países-membros da NATO
Munições apreendidas pelo Exército Árabe Sírio no Sul do país (imagem de arquivo) Créditos / RT

Em declarações à agência Sana, um oficial informou que vários elementos do chamado Estado Islâmico (Daesh) foram presos numa emboscada e que, com base nas suas confissões, foi encontrado um armazém com material bélico.

A fonte militar acrescentou que o depósito era utilizado como ponto de abastecimento para os membros do grupo terrorista na região Sul do país e que continha grande quantidade de munições, incluindo para canhões anti-aéreos de 23 milímetros, entre outras (ver imagens aqui).

«Continuaremos a cumprir o nosso dever de perseguir os membros e líderes da organização terrorista até à sua erradicação de todo o território nacional», frisou o militar.

Trabalhadores da apanha de trufa atacados e vítimas de minas

A operação desta terça-feira segue-se a um ataque do Daesh, no sábado passado, contra trabalhadores que apanhavam trufas na zona de Jubb al-Jarrah, no Leste da província de Homs.

Segundo refere a Sana, um grupo de homens encapuzados aproximou-se deles de motorizada e disparou. Cinco trabalhadores tiveram morte imediata.

Pelo menos 15 pessoas que seguiam num camião para a apanha de trufa perderam a vida em Rasafah (província de Raqqa)/ PL

No dia seguinte, pelo menos 15 pessoas perderam a vida e sete ficaram feridas quando a viatura em que seguiam fez explodir uma mina deixada pelos grupos terroristas em Rasafah (província de Raqqa).

Segundo indicou à Sana o governador de Raqqa, Abdul Razzaq Khalifa, tratava-se de um grupo de trabalhadores que seguiam num camião para se juntar a outros que apanhavam trufas no deserto.

Também no domingo, morreram cinco trabalhadores que apanhavam trufas em Tal Salamah, nas imediações de Uqueribat (na região desértica da província de Hama), ao fazer explodir um artefacto deixado para trás por grupos terroristas.

Bandos armados com apoio logístico dos EUA

Dezenas de trabalhadores perdem a vida todos os anos durante a temporada da apanha de trufas, tanto ao fazer explodir minas como em ataques terroristas. O ano passado, refere a agência, as autoridades registaram a morte de centenas de civis em incidentes do género, sobretudo nas áreas desérticas das províncias de Hama, Homs, Raqqa e Deir ez-Zor.

De acordo com Damasco, depois da sua derrota às mãos do Exército Árabe Sírio, com o apoio da Rússia, do Irão, do Hezbollah e de milícias palestinianas, entre outros, os terroristas – integrados no Daesh ou outros – passaram a realizar uma guerra de bandos armados, escondidos em zonas escarpadas do deserto, de onde atacam algumas localidades e trabalhadores.

O governo sírio denuncia que esses bandos gozam de apoio logístico, protecção e informação de inteligência da parte das tropas do Pentágono ilegalmente presentes no país, sendo seu objectivo criar uma situação de guerra na paz, desgastando as tropas sírias, que são alvo de ataques episódicos, e prolongar a desestabilização do país levantino.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui