Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Este sábado é dia de nadar «com» e «por» Gaza

Uma iniciativa internacional vai pôr pessoas de todo o mundo a nadar com as crianças de Gaza no próximo dia 26 de Agosto. Em Portugal, a acção terá lugar na Praia de Carcavelos, a partir das 13h.

Créditos / Swim with Gaza

Todos os anos, no final de Setembro, os habitantes de Gaza realizam um festival de natação na praia. Este ano, o Carnaval de Natação de Gaza realizar-se-á mais cedo, a 26 de Agosto, para coincidir com a iniciativa internacional de solidariedade com um povo que, sob ocupação israelita e sujeito a um cruel bloqueio, tem na praia o único espaço livre para o lazer.

«O Festival tem sido sempre um dia de diversão e felicidade na praia para as crianças de Gaza, e nós vamos juntar-nos a elas na sua alegria», refere o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) num comunicado. Em Portugal, a iniciativa vai ter lugar na Praia de Carcavelos (Cascais), entre as 13h e as 14h30. O evento será transmitido em directo para o Facebook e o YouTube, para que possa ser visto em qualquer parte do mundo, e no final, «um milhar de crianças de Gaza, que aprenderam a nadar este ano, vão ser vistas a entrar no mar».

A campanha internacional visa angariar 5000 dólares americanos para financiar aulas de natação para 100 crianças em Gaza, mas este não é o único objectivo do mergulho solidário. Testemunhar solidariedade com o povo de Gaza a partir de todo o mundo e sensibilizar para a luta travada pelos palestinianos para viverem uma vida normal são também propósitos desta iniciativa. 

«Muitas vezes, as pessoas em Gaza sentem-se isoladas e esquecidas dentro da vida difícil que levam. Ao nadarmos juntos, os apoiantes do povo de Gaza esperam mostrar-lhes que há pessoas em todo o mundo que se preocupam e pensam neles», revela o presidente da Swim With Gaza, Paul O'Brien, citado na nota.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas reconhece que milhões de pessoas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia «lutam para viver com dignidade sob a ocupação israelita». Citando a revista académica Frontiers in Psychiatry, segundo a qual 90% das crianças e adolescentes da Faixa de Gaza sofreram traumas, o MPPM afirma que esta campanha «centra-se nas crianças de Gaza que esperam aprender a nadar».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui