Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Maiores empresas norte-americanas pouparam 400 mil milhões de dólares em impostos desde 2009

Empresas dos EUA têm 1,6 biliões de dólares em offshore

As 50 maiores empresas norte-americanas transferiram 1,6 biliões de dólares para paraísos fiscais, entre 2009 e 2015.

A Apple, com lucros de 296 mil milhões de dólares, beneficiou de uma taxa efectiva de imposto sobre os lucros de 25,9% (menos 9,1% do que a taxa legal) entre 2009 e 2015. Durante o mesmo período, transferiu 200 mil milhões de dólares para paraísos fiscais
A Apple, com lucros de 296 mil milhões de dólares, beneficiou de uma taxa efectiva de imposto sobre os lucros de 25,9% (menos 9,1% do que a taxa legal) entre 2009 e 2015. Durante o mesmo período, transferiu 200 mil milhões de dólares para paraísos fiscaisCréditosRwendland / CC BY-SA 3.0

Os dados constam de um relatório da ONG Oxfam sobre as reformas fiscais propostas pelo presidente dos EUA e pela maioria republicana no Congresso. Nos sete anos em causa, as maiores empresas norte-americanas esconderam em subsidiárias suas sedeadas em offshore mais do que toda a riqueza produzida em Portugal no mesmo período (1,5 biliões de euros).

Essas 50 empresas, entre as quais se contam as tecnológicas Google, Apple e Microsoft, a petrolífera Exxon Mobil ou os gigantes da finança Goldman Sachs, JP Morgan Chase ou Citigroup, detinham 1751 subsidiárias em paraísos fiscais. Da lista consta ainda a dona da Lusíadas Saúde (gestora do Hospital de Cascais, em regime de PPP), a UnitedHealth Group.

No total, a organização não-governamental (ONG) calcula em 423 mil milhões de dólares (393 mil milhões de euros) a totalidade dos «descontos fiscais» de que estas empresas beneficiaram nos últimos sete anos. A taxa de imposto efectiva sobre os lucros foi de 25,9%, enquanto a taxa legal é de 35%.

No conjunto, estas empresas gastaram 2,5 mil milhões de dólares em lobbying junto do Congresso, nomeadamente sobre questões fiscais, 17 vezes menos do que foram recuperar em benefícios fiscais.

A Oxfam calcula que os planos de reforma fiscal actualmente em discussão possam garantir entre 312 e 328 mil milhões de dólares adicionais, nomeadamente através da redução dos impostos sobre o dinheiro colocado em paraísos fiscais.

As 50 maiores empresas norte-americanas cotadas em bolsa registaram 4,2 biliões de dólares entre 2009 e 2015, num período de profunda crise económica.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui