Na linha do que tem sido o trabalho do PCP no Parlamento Europeu, por iniciativa de João Oliveira, deputado dos comunistas, Amal Jadou, embaixadora da Palestina junto da União Europeia, na Bélgica e no Luxemburgo, realizou hoje um encontro com a presença de deputados de diferentes grupos políticos.
Depois de propostas de debate em Sessão Plenária do Parlamento Europeu e uma proposta de Resolução para a suspensão imediata do Acordo de Associação União Europeia - Israel, subscrita por vários deputados, o PCP voltou a vincar a solidariedade com o povo palestiniano com o convite endereçado a Amal Jadou.
De acordo com a nota de imprensa enviada pelos comunistas, a embaixadora da Palestina apresentou um conjunto de novas informações sobre a realidade da situação vivida na Faixa de Gaza, nomeadamente as consequências do brutal e criminoso bloqueio que Israel tem imposto. O retrato traçado também se estendeu à Cisjordânia, onde aumentam os colonatos e a violência dos colonos israelitas sobre a população palestiniana.
Como não podia deixar de ser, Amal Jadou apontou aos caminhos que «devem ser considerados», como é o caso do reconhecimento do Estado da Palestina, a exigência do compromisso e cumprimento do direito internacional e das decisões dos tribunais internacionais e o respeito pelas agências da ONU e pelo seu trabalho essencial no fornecimento de ajuda humanitária e de bens essenciais à população da Faixa de Gaza.
Já João Oliveira reafirmou o compromisso do PCP com a causa palestiniana, sublinhando a urgência de um cessar-fogo imediato e do fim do bloqueio à Faixa de Gaza. O deputado ao Parlamento Europeu apelou ainda ao fim da «vergonhosa hipocrisia e cumplicidade» da União Europeia com a política israelita, exigindo ações concretas por parte das instituições europeias.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui