Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Cuba

Cuba significa «internacionalismo e justiça social», afirmam comunistas indianos

«Cuba é o ideal a que todos aspiramos, significa internacionalismo, justiça social e o melhor do ser humano», disse o comunista Arun Kumar, dirigente da Organização Paz e Solidariedade de Toda a Índia (Aipso).

Médicos das brigadas de saúde de Cuba (imagem de arquivo)
Médicos das brigadas de saúde de Cuba (imagem de arquivo) Créditos / dialogosdosul.operamundi.uol.com.br

Em nome do Partido Comunista da Índia (Marxista) – PCI(M) – e do Comité Nacional de Solidariedade com Cuba, Kumar destacou a resistência e o exemplo do povo cubano, numa mensagem de saudação pelo 65.º aniversário do triunfo da Revolução no país caribenho.

«Marcou o início de uma nova sociedade na Ilha, o 1 de Janeiro de 1959, quando Fidel Castro e o Exército Rebelde marcharam até Havana», disse, citado pela agência Prensa Latina.

O militante do PCI(M) e secretário-geral da Aipso destacou que, a partir de então, a sociedade e o povo cubanos passaram a lutar contra a «investida imperialista», que fez tudo quanto pôde para «tentar estrangular a Revolução e transformá-la na sua colónia».

Apesar de todos os seus esforços, Cuba resistiu a esses ataques e agora é considerada uma inspiração para todos os jovens deste mundo, «para todos aqueles que lutam por uma transformação revolucionária da sociedade», precisou.

«Cuba significa internacionalismo, Cuba significa justiça social, Cuba significa o melhor dos seres humanos, e é a isto a que todos aspiramos», disse.

Estudantes indianos valorizam resistência anti-imperialista e conquistas da revolução

Igualmente numa mensagem de felicitação pelos 65 anos do triunfo da Revolução, Mayukh Biswas, secretário-geral da Federação dos Estudantes da Índia (SFI; ligada ao PCI(M)), sublinhou a coragem do povo de Cuba na sua resistência ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos.

Condenando essa guerra económica, que classificou como «desumana», o dirigente estudantil comunista referiu-se também ao processo revolucionário da Ilha como uma «inspiração» na Índia, sobretudo para os jovens.

«Num tempo em que se faz a defesa do neoliberalismo», Biswas destacou o «modelo alternativo» de Cuba e as suas conquistas nas áreas da Saúde e da Educação, bem como a forma como avança na emancipação da mulher, dos trabalhadores e na luta contra o imperialismo, refere a Prensa Latina.

«É um guia também para todos os países do terceiro mundo como o nosso», disse o dirigente da SFI, que destacou ainda o apoio de Cuba às «causas justas do mundo» e a denúncia que tem feito do genocídio sofrido pelo povo palestiniano.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui