Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Argentina

CIG e LAB denunciam perseguição a estrutura sindical na Argentina

Organizações sindicais de classe na Galiza e no País Basco solidarizaram-se com a Associação Trabalhadores do Estado em Córdoba, na Argentina, tendo em conta as «agressões e perseguições» que tem sofrido.

Créditos / CIG

Em nota divulgada esta quinta-feira no seu portal, a Confederação Intersindical Galega (CIG) expressa todo o seu apoio e solidariedade à Associação Trabalhadores do Estado em Córdoba (ATE Córdoba), na Argentina, bem como ao seu secretário-geral, Federico Giuliani, tendo em conta «as últimas agressões, perseguições e o acosso» que têm estado a sofrer, como «consequência das políticas fascistas do governo de Milei e das medidas repressivas que as acompanham».

A CIG condena «a repressão, os processos penais e a perseguição judicial a que diversos membros da ATE Córdoba estão a ser sujeitos», em particular o seu secretário-geral, «perseguido pela Justiça da província e imputado em quatro causas penais por acções sindicais totalmente lícitas».

Para a central sindical galega, esta «política de intimidação e ameaças» não tem outro objectivo que «impor o medo e criminalizar os legítimos protestos em defensa dos postos de trabalho dos funcionários públicos, do direito a prestações sociais e a uma reforma dignas e, em geral, dos direitos laborais e salariais da classe trabalhadora argentina».

Isto – destaca – num contexto de agravamento das condições de vida e de roubo dos direitos «com as políticas neoliberais e de extrema-direita que está a aplicar o governo Milei/Macri».

LAB: governo de Milei procura «silenciar, amedrontar e obstaculizar» a luta dos trabalhadores

Também o sindicato LAB, do País Basco, fez chegar uma nota solidária à ATE Córdoba, ao seu secretário-geral, ao povo e aos trabalhadores argentinos, face às mais recentes «agressões e perseguições que têm vindo a sofrer».

No texto, divulgado no portal da organização sindical argentina, o LAB denuncia que o governo de Milei procura «silenciar, amedrontar e obstaculizar» a luta dos trabalhadores, num contexto de uma «duríssima política de austeridade», fruto de «uma selvagem política neoliberal».

Neste contexto, o sindicato basco fez chegar a sua solidariedade e apoio total a Federico Giuliani, «perseguido injustamente por levar a cabo a sua actividade sindical de forma inteiramente lícita».

Tornando extensiva a solidariedade a todos os trabalhadores argentinos, em especial aos reformados, que «estão a sofrer o modelo neoliberal e de extrema-direita do governo de Milei», o LAB exige a libertação dos «injustamente detidos nas mobilizações recentes contra a Lei de Bases».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui