Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Brasil

Brasil: programa «Mais Médicos» cresceu 105% em 2023

O programa «Mais Médicos», que o governo de Lula da Silva retomou, bateu recordes em 2023, com 744 novos municípios a serem abrangidos e mais de 28 mil vagas preenchidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa «Mais Médicos» presta atendimento a 86 milhões de pessoas no Brasil 
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa «Mais Médicos» presta atendimento a 86 milhões de pessoas no Brasil CréditosMarcelo Camargo / Agência Brasil

Um balanço realizado pelo Ministério brasileiro da Saúde indica que o programa «Mais Médicos» registou, em 2023, um aumento de 105% nos profissionais nele envolvido.

Com 28 200 vagas preenchidas em 82% do território brasileiro, 86 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa, revelou a tutela, que deu ainda conta da inclusão de 744 novos municípios com atendimento.

Além disso, todos os 34 distritos sanitários indígenas passaram a estar integrados no «Mais Médicos», um dado que o Ministério classificou como «um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos», refere a Agência Brasil.

No território Yanomami – que enfrentou graves problemas sanitários durante o governo de Jair Bolsonaro –, o número de profissionais passou de nove para 28. No total, 977 novos profissionais passaram a actuar na área da saúde indígena, indica a fonte.

Ainda segundo a tutela, 41% dos participantes desistiram do programa em edições anteriores, «por falta de perspectiva profissional». «A partir da retomada, em 2023, o Mais Médicos trouxe aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios», refere.

O «Mais Médicos» é classificado pelo governo brasileiro como uma grande estratégia nacional para a formação de especialistas. A expectativa é que, nos próximos anos, cada equipa de saúde familiar passe a contar com um especialista.

Actualmente, o Brasil conta com mais de 50 mil equipas de saúde da família e mais de dez mil médicos de família e comunidade.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui