Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Bolívia

Bolívia procura reforçar exploração de lítio com tecnologia EDL

A Bolívia prevê receitas superiores a quatro mil milhões de dólares só com a comercialização do carbonato de lítio produzido com a tecnologia de extração directa (EDL), afirmou uma fonte do executivo.

Créditos / Prensa Latina

«Só na área da EDL, que nos vai reforçar de forma rápida, a obtenção do carbonato de lítio assenta numa produção de 100 mil toneladas até 2025 e, ao preço actual, seriam uns quatro mil milhões (em receitas)», afirmou à rádio ATB o vice-ministro das Altas Tecnologias Energéticas, Álvaro Arnez.

Na entrevista, o vice-titular disse que, actualmente, a tonelada deste composto químico está quotizada a 40 mil dólares.

Arnez destacou que o país sul-americano está a desenvolver um «plano intenso de investimentos» e, nesse sentido, recordou os acordos firmados com duas empresas chinesas e uma russa com vista à introdução da tecnologia EDL, sublinhando que respeitam o conceito de «soberania», de acordo com o qual a Bolívia mantém o controlo total sobre a cadeia do lítio.

«A salmoura é da YLB [Yacimientos del Litio Bolivianos], é a empresa que vai fazer os poços, que vai extrair essa salmoura rica em lítio, a fábrica que vai ser utilizada, mais aquilo que vai ser a operação, é da YLB», insistiu o vice-ministro, citado pela Agencia Boliviana de Información (ABI).

Destacou, entretanto, que a tecnologia e o investimento são de empresas estrangeiras, tendo explicado que a investigação industrial em tecnologia EDL poupa tempo para aceder à «janela de oportunidades» e à venda de carbonato de lítio, além de cátodos e baterias a países da Europa e à China.

Recentemente, a 20 de Julho, o presidente boliviano, Luis Arce, revelou que, de acordo com estudos de quantificação, o país possui reservas de 23 milhões de toneladas de lítio, sendo que 21 milhões se encontram no Salar de Uyuni (Potosí) e dois milhões nos salares de Pastos Grandes (Potosí) e Coipasa (Oruro).

«Com estes 23 milhões de toneladas reafirmamos que a Bolívia tem as maiores reservas de lítio do planeta e, com isso, devemos iniciar os projectos de EDL», afirmou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui