The Murder Capital é uma banda pós-punk irlandesa formada em Dublin que, assim como outras bandas do seu país, não se têm escondido e levado para palco a solidariedade com a Palestina. Acontece, no entanto, que na Alemanha está em marcha um processo de criminalização, censura e boicote de artistas e activistas que se têm insurgido contra o genecidio levado a cabo por Israel.
Num novo episódio de censura está o cancelamento de dois concertos (um em Berlim e outro em Colónia) dos Murder Capital por quererem, simplesmente, ter em palco uma bandeira da Palestina. A censura ocorre semanas depois do trio de rap Kneecap ter tido vários concertos cancelados na Alemanha e no Reino Unido.
Num vídeo publicado nas redes sociais, James McGovern, o vocalista da banda, disse que os The Murder Capital não podiam ter em palco nem a bandeira palestiniana, nem uma faixa a dizer «Palestina Livre».
«Portanto, não se trata apenas de bandeiras nacionais, trata-se de declarações políticas e, para nós, esta não é apenas uma declaração política, é uma declaração humanitária», disse, acrescentando: «trata-se de pessoas que estão a morrer e estão a ser massacradas todos os dias e isso está acontecer agora mesmo».
De acordo com a banda, esta procurou realizar os seus concertos noutras salas, mas tal não foi possível. Para não deixar os seus fãs sem espetáculo e para não deixarem a censura vencer, a banda acabou por dar um concerto num jardim público, ao qual várias pessoas se juntaram.
Os The Murder Capital atuaram em Portugal no passado mês de Abril para apresentar o seu novo álbum intitulado Blindness.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui