Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Índia

Agricultores voltam a protestar em Nova Déli

Milhares de agricultores indianos juntaram-se, esta segunda-feira, na capital do país para exigir ao governo o cumprimento das «promessas» feitas em Dezembro último.

Créditos / Prensa Latina

Agricultores e trabalhadores do campo dos estados do Punjabe, Haryana, Uttar Pradesh, Karnataka, Maharashtra, Odisha e Kerala participaram no protesto convocado pelo Samyukta Kisan Morcha (SKM), organismo que reúne sindicatos e associações de agricultores.

Numa mobilização com palavras de ordem a favor da unidade dos agricultores e contra o governo de Narendra Modi, por não cumprir as «promessas» feitas aos agricultores, exigiu-se a criação de uma legislação sobre o preço mínimo de apoio às colheitas, entre outras questões.

«Trata-se uma acção pacífica com um dia de duração para reafirmar as exigências», disse Abhimanyu Singh Kohar, membro do SKM, organismo que liderou os protestos dos agricultores indianos durante mais de um ano contra legislação que consideram danosa aos interesses de quem trabalha a terra e favoráveis ao agronegócio.

Kohar, que acusou a Polícia de ter retido alguns agricultores a caminho de Nova Déli, impedindo-os de participar na mobilização, disse que o executivo prometeu ter em consideração todas as exigências dos trabalhadores do campo, «mas não fez nada», refere o portal Newsclick.

«Então, estamos aqui novamente para discutir e apresentar as nossas reivindicações, bem como traçar a estratégia futura do movimento», disse.

Em Novembro de 2020, milhares de agricultores de todo o país – sobretudo dos estados de Punjabe, Haryana e Uttar Pradesh – acamparam nas imediações de Nova Déli, dando início a um movimento de protesto contra legislação que, segundo denunciaram os sindicatos, os deixa à mercê dos grandes grupos económicos, põe fim ao preço mínimo garantido, ameaça a segurança alimentar do país e conduz à destruição da pequena agricultura pelo agronegócio.

A 9 de Dezembro de 2021, a SKM decidiu suspender os protestos, após o governo aceder às suas exigências. A decisão foi tomada depois de organismo ter recebido um esboço de proposta, da parte do governo indiano, relativa a exigências-chave dos agricultores.

Num seminário ontem realizado em Nova Déli intitulado «O Futuro do Movimento dos Agricultores», que contou com a participação de dirigentes sindicais e agrícolas integrados no Samyukta Kisan Morcha (SKM), destacou-se a grande importância da luta levada a cabo pelos agricultores entre 26 de Novembro de 2020 e 9 de Dezembro de 2021 para todos os trabalhadores indianos.

Abordou-se igualmente a questão das exigências que ficaram por cumprir e fez-se o apelo à organização de uma nova fase de luta unitária, segundo refere o Newsclick.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui