Mensagem de erro

|EUA

Acordo com grandes estúdios de Hollywood põe fim à greve dos actores

Um «acordo de princípio» foi alcançado após 118 dias de greve dos 160 mil actores, que exigiam melhores salários e salvaguardas relativamente ao streaming e à inteligência artificial. 

CréditosDavid Swanson / EPA

A greve, que durava há meses, terminou oficialmente esta quarta-feira, anunciou o sindicato Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), através de comunicado.

As reivindicações dos actores passavam por melhores salários, numa indústria atingida pelo advento do streaming, e salvaguardas face à inteligência artificial. O sindicato prometeu que «mais detalhes serão divulgados» na sexta-feira, mas na rede social X (ex-Twitter) já adiantou algumas pistas sobre o que foi alcançado. 

«Chegámos a um contrato que permitirá aos membros do SAG-AFTRA de todas as categorias construir carreiras sustentáveis. Muitos milhares de artistas, agora e no futuro, beneficiarão deste trabalho», revelou. 

Os 160 000 actores, bailarinos e duplos membros do SAG-AFTRA ainda têm de aprovar o novo acordo colectivo numa votação que irá decorrer nos próximos dias. Entretanto, a estrutura sindical regista que o mesmo inclui, por exemplo, remunerações mais elevadas para conteúdos streaming e maior protecção dos direitos de autoria dos escritores perante o uso de inteligência artificial. 

As greves dos trabalhadores de Hollywood provocaram uma das maiores paralisações da indústria do cinema e audiovisual dos EUA dos últimos 60 anos. Para além de uma minoria de celebridades de renome, a maior parte dos actores estavam a ter cada vez mais dificuldade em sobreviver, tendo alguns deles de encontrar outros empregos. «Agradecemos também aos nossos irmãos sindicalizados – os trabalhadores que impulsionam esta indústria – pelos sacrifícios que fizeram ao apoiar a nossa greve e a do Writers Guild of America», acrescenta o sindicato.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui