Está a chegar o Festival de Música de Fânzeres e São Pedro da Cova

A segunda edição do Festival de Música de Fânzeres e São Pedro da Cova arranca no próximo dia 17 com uma homenagem ao compositor Fernando Lopes-Graça.

Banda Sinfónica Portuguesa
Banda Sinfónica PortuguesaCréditos / Casa da Música

Com a missão de promover o gosto pela música, o festival começa no dia em que se completam 110 anos do aniversário do compositor de «Acordai». Daniel Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, afirma que a iniciativa é uma das mais importantes da região e a homenagem a Lopes-Graça um dos momentos altos do programa.

A par de uma alocução da vida e obra pelo também compositor Daniel Moreira, o presidente revela que haverá uma exposição, um concerto de composições interpretadas pelo coro Vox Populi e pelo Orfeão da Associação Estrelas de Silveirinhos, e a interpretação de «Cançõezinhas da Tila», pel'O Bando dos Gambozinos. «São as vozes brancas, é o Lopes-Graça para crianças», explica. 

As homenagens não ficam por aqui. No dia 23 de Dezembro, o espectáculo «50 anos de carreira» é dedicado aos compositores da terra, Alberto Vieira e Manuel Vieira. O programa termina a 21 de Janeiro. No total serão dez espectáculos em dez dias, com diferentes sonoridades e a participação de cerca de 500 executantes.

O cartaz faz uma simbiose de grupos e formações locais e de orquestras e músicos consagrados, a nível nacional e internacional, esclarece Daniel Vieira. «Contamos, por exemplo, com a presença da Banda Sinfónica Portuguesa, da Orquestra Filarmonia das Beiras e da Sondeseu, orquestra de música folk proveniente da Galiza que é considerada uma das melhores da Europa». 

Promovido pela junta de freguesia, o festival conta com a colaboração do município de Gondomar, do movimento associativo, das paróquias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, das escolas de formação musical e de empresas do comércio e indústria local.