Inspirado em factos reais, Tapete Voador é baseado numa das várias histórias verídicas do maior caso de pedofilia institucionalizada em Portugal e conta com Ivo Arroja, Joana Bernardo e Inês Castel-Branco nos principais papéis. Além destes nomes, também atrás das câmeras há contribuições de Leonor Teles na direcção de fotografia e Alba Baptista na composição da música original.
Segundo a produtora, a Promenade Fillmes, «o filme segue Ricardo, um adolescente que tenta escapar à realidade opressiva que o sufoca, uma realidade que também prende todos à sua volta, impedindo-os de “levantar voo”».
O prémio, atribuído por um júri composto por Angèle Paulino (programadora de curtas-metragens da TV5 Monde), Zoulikha Tahar (poeta e realizadora) e Simon Apostolou (engenheiro e misturador de som), inclui 4.000 euros atribuídos pela Montpellier Méditerranée Métropole e 1.000 euros em serviços de pós-produção oferecidos pela Force de l’Image Production.
ESta premiação do 47.º Cinemed – Festival Internacional de Cinema Mediterrânico de Montpellier surge depois do filme ter passado em diversos festivais como o Guadalajara International Film Festival, Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema, Durban International Film Festival, Festival de Cine con Conciencia Cuórum.
Em Portugal o filme vai ser exibido no dia 7 de Novembro, no âmbito do Festival Queer Porto e fará a sua estreia em Lisboa no Festival Entre Olhares, no dia seguinte.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
