Os Prémios Goya são as mais prestigiosas distinções do cinema espanhol, concedida todos os anos pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha para reconhecer os profissionais de destaque em cada uma das diferentes áreas da indústria e este ano irá realizar-se a 40.ª edição do evento que atribui os galardões.
Neste sentido, a Academia Portuguesa de Cinema (APC) já anunciou a sua selecção de filmes que levará à competição e, de acordo com esta, a escolha foi realizada com base nos critérios de elegibilidade definidos pelos Prémios Goya para a edição de 2026, nomeadamente incluindo todas as longas-metragens portuguesas estreadas entre 1 de Novembro de 2024 e 31 de Outubro de 2025.
Para a categoria de «Melhor Filme Europeu», a APC escolheu: o On Falling, realizado por Laura Carreira e que retrata uma trabalhadora portuguesa num armazém de e-commerce, assim como o drama da precariedade laboral; e O Riso e a Faca, realizado por Pedro Pinho, que nos trás a história de um engenheiro ambiental que viaja para uma metrópole da África Ocidental para trabalhar numa ONG.
Já para o prémio de «Melhor Filme Ibero-americano», a academia portuguesa escolheu Banzo, realizado por Margarida Cardoso. O filme traz-nos a história de Afonso que recomeça a vida numa ilha tropical africana como médico de uma plantação, onde terá de curar um grupo de serviçais “infectados” pelo Banzo, a nostalgia dos escravos.
A 40.ª edição dos Prémios Goya 2026 terá lugar no Centro de Convenciones Internacional de Barcelona (CCIB), a 14 de Fevereiro de 2026. O On Falling pode ser assistido no CineAvente da Festa do Avante! que irá decorrer nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, no Seixal.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui