Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|

O combate ao fascismo sobe ao palco em Almada

O Auditório Fernando Lopes-Graça acolhe a representação da peça Vidas Clandestinas. A companhia Lendias d'Encantar conta-nos como centenas de portugueses combateram, durante quase 50 anos, a ditadura.

Imagem da peça «Vidas Clandestinas», da companhia Lendias d'Encantar
Imagem da peça «Vidas Clandestinas», da companhia Lendias d'EncantarCréditos / lendiasdencantar.com

A companhia de teatro alentejana Lendias d'Encantar leva hoje ao palco do Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, a peça Vidas Clandestinas. O espectáculo tem início às 21h30 e a entrada é gratuita.

«Falar baixinho, espreitar pelo canto do olho, mudar de nome, evitar fazer amigos. Mudar de casa. Esquecer a família. Ignorar os laços. O silêncio, sempre o silêncio, na tentativa de passar despercebido. Foram quase 50 anos de clandestinidade a que se sujeitaram homens, mulheres e até crianças», diz a Lendias d'Encantar ao fazer a apresentação da peça na sua página de Facebook.

Acrescenta que, através do trabalho dos actores e com base em testemunhos reais, o espectáculo nos conta como «centenas de portugueses combateram, durante quase 50 anos, a ditadura dos governos de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano».

Vidas Clandestinas – «Um espectáculo intenso e real sobre a arte de ver sem ser visto. De estar, sem ser, verdadeiramente.» – baseia-se no programa da Antena 1 «Histórias Clandestinas», de Ana Aranha, e tem a dramaturgia a cargo de Júlio César Ramirez, que é também responsável pela encenação e pela cenografia (neste caso, em conjunto com Ana Rodrigues).

António Revez é responsável pela direcção artística do espectáculo, interpretado por António Abernú, T. Neves Rocha e Simão Luís.

Criação, formação e dinamização cultural

A Lendias d’Encantar foi fundada em Beja, em 1998, como companhia profissional de teatro. Segundo revela no seu portal, o trabalho da companhia «passa não apenas pela criação e produção de espectáculos de teatro, mas também pela formação, dinamização cultural da região e programação cultural».

Desenvolvendo actividade permanente no Alentejo, a Lendias d'Encantar percorre frequentemente o país em digressão, tendo ainda realizado diversas apresentações no estrangeiro, nomeadamente na América Latina (Cuba, Argentina, México, Nicarágua, Colômbia, Costa Rica, Brasil, República Dominicana, entre outros países).

Em 2014, deu início à realização do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo, e, em 2018, lançou a revista ibero-americana ESCENARIOS, bilingue e totalmente dedicada ao teatro que se faz no espaço ibero-americano.

Tópico

    Contribui para uma boa ideia

    Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

    O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

    Contribui aqui