Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Segunda Guerra Mundial

Museu de Florença pede devolução de quadro roubado pelos nazis

O director da Galeria dos Ofícios, Eike Schmidt, o maior museu de Florença, pediu à Alemanha a devolução de um quadro do pintor Jan van Huysum, roubado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

Créditos / tokdehistoria.com.br

«Um apelo à Alemanha para 2019: fazemos votos para que este possa finalmente ser o ano em que será restituído à Galeria dos Ofícios o célebre Vaso de Flores, roubado pelos soldados nazis», escreveu, num comunicado divulgado ontem, o diretor do museu, ele próprio de nacionalidade alemã.

De acordo com o responsável, o quadro do século XVIII está actualmente na posse de uma família alemã, que ainda não o devolveu, apesar dos vários pedidos do Estado italiano.

Trata-se de um óleo sobre tela de 47x35 centímetros, assinado por Jan van Huysum (1682-1749), um pintor holandês de renome, especializado em naturezas mortas, e que pertenceu, após 1824, às colecções do Palais Pitti, outro grande museu florentino.

Levado pelos alemães durante a guerra, o quadro foi transferido dentro da Alemanha e o seu paradeiro perdeu-se durante muito tempo, antes de ser redescoberto, em 1991, após a reunificação alemã, segundo Eike Schmidt.

Enquanto aguarda a devolução da obra original, o museu expõe a partir de hoje uma reprodução a preto e branco do Vaso de Flores, com a inscrição «Roubado», em italiano, inglês e alemão, e uma curta legenda explicativa que recorda aos visitantes que «foi roubada por soldados do exército nazi, em 1944, e encontra-se hoje numa colecção alemã privada».


Agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui