|cinema

IndieJúnior 2023 em Lisboa

De 27 de Abril a 7 de Maio, o IndieJúnior pode ser visto nos cinemas São Jorge e Ideal, na Culturgest, na Biblioteca Palácio Galveias e, pela primeira vez, na piscina da Penha de França, em Lisboa.

Créditos / Central Comics

Segundo os promotores, a festa do cinema para os mais jovens tem um programa especial repleto de novidades, com sessões de cinema para todas as idades, escolas e famílias, incluindo um cinema de colo para bebés, oficinas e um filme-debate em parceria com o Plano Nacional das Artes.

Este ano, uma das novidades é a sessão Curtas na Piscina + 6 Anos, na Piscina da Penha de França, no dia 7 de Maio, entre as 11h30 e as 16h30. Uma sessão de curtas-metragens, sobre a temática da água, banhos e piscinas, num ambiente inédito, para a qual é necessário chegar 30 minutos antes, com fato de banho, toalha, chinelos e touca. A piscina contará com um nadador-salvador e bóias. Nessa noite, o conceito estende-se aos mais velhos, com uma nova sessão de curtas.

Outra das novidades é a longa-metragem Yuku e a Flor dos Himalaias, da dupla Rémi Durin e Arnaud Demuynck. O filme, para maiores de oito anos, é falado em francês e legendado em português e inglês, com a primeira exibição no dia 1 de Maio, às 15h, no cinema S. Jorge, repetindo no dia 6, às 15h, na Culturgest.

Na secção Curtas para toda a família (+3 anos), o destaque vai para Confusão nas Varandas, de Quentin Haberham, um filme holandês, divertido, sobre uma mulher rica que é obrigada a mudar-se para um pequeno apartamento, onde choca com os hábitos do vizinho.

Nas Curtas +6 anos, «o belíssimo e disruptivo Jogo Cruzado usa o ponto-cruz como meio para contar uma história sobre amizade», enquanto para as crianças maiores de oito anos, o destaque vai para Coisas Nunca Antes Vistas!, sobre os esforços de uma criança para recuperar a televisão da sua avó, a sua única janela para o mundo. Tematicamente mais sóbrio, Magma foi o filme escolhido pelos alunos do segundo ciclo da Escola Básica São Bruno, em Caxias, no âmbito do programa Eu Programo um Festival de Cinema, para +10 anos. O filme trata das dificuldades de uma rapariga em lidar com o pai, que teve um acidente de mota. Para o 3º Ciclo, +12 anos, a escolha dos alunos foi para Amigos de Verão, sobre dois amigos de sempre que questionam a sua amizade depois de conhecerem Lucie, uma jovem de passagem pela ilha onde vivem.

As actividades paralelas do IndieJúnior têm várias oficinas e brincadeiras para os mais novos. No dia 4 de Maio, na Biblioteca Palácio Galveias, está marcado o Filme Debate com o tema Descoberta de Si – Crescimento na Puberdade, para +10 anos.

Quanto às Oficinas para Famílias, estão separadas por idades. Na Oficina Cinema de Colo 1-2 anos, água, cor, imagens em movimento, som e outros elementos sensoriais vão tornar esta micro-oficina, segundo a organização, num espectáculo que irá despertar sensações e risos para pais e bebés. Pode ser visto de 1 a 7 de Maio, às 15h, na sala 2 do Cinema São Jorge.

A oficina Mergulho Silencioso é dedicada a crianças com mais de cinco anos, está marcada para dia 29 de Abril, no Palácio Galveias e concebida e dinamizada pela educadora Ana Teresa Magalhães e pelas Edições Orfeu Negro. Nesse dia, no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, a oficina de expressão plástica «Construímos Sinais Diferentes», concebida e dinamizada pelo projecto pedagógico «Pela Cidade Fora», da EMEL, permite aprender sobre os diferentes tipos de sinais de trânsito. No dia 6 de Maio, às 15h, também na Biblioteca Palácio Galveias, haverá uma oficina de som, desenho e movimento, Caixinha de Aaaah!, concebida e dinamizada por Baleia – Artes e Infância. Pensada a partir do filme Aaaah!, esta é uma oficina para descobrir e criar sons a partir de imagens e desenhos que um dia podem ser sons. Na mesma tarde, mas no cinema S. Jorge, outra oficina, concebida e dinamizada por Claude Delafosse, o realizador de Como Ganhei as Minhas Rugas – que pode ser visto na sessão Curtas para Toda a Família + 3 anos – ensina como Domar um Dragão! Criar e animar dragões, usando pequenos objetos e plasticina, será o grande objectivo assim como conhecer melhor como o realizador faz os seus filmes.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui