Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cinema

O IndieJúnior 2023

A 7.ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto realiza-se entre os dias 23 e 29 deste mês, com uma programação alargada  dedicada ao público familiar e escolar.

<em>Lembranças de um Dia Turbulento</em>, de Sofia Georgovassili, integra o programa do IndieJúnior 2023
Créditos / IndieJúnior

O IndieJúnior, com um total de 55 filmes oriundos de 18 países e abordando temas como o lugar da natureza e dos animais, as alterações climáticas, o aborto ou as relações familiares em situação de pobreza, proporcionará sessões para maiores de 3, 6, 10, 12 e 15 anos.

O Festival terá como tema central o Mar e apresentará um programa especial de filmes desenvolvido em parceria com o projeto FILMar, assim como o cine-concerto Marés, onde filmes sobre o Porto serão musicados, ao vivo, pelos The Banksy's (Vítor Rua e Ilda Teresa de Castro). Haverá ainda uma sessão de cinema à mesa, com quartas curtas-metragens a serem apresentadas em ambiente descontraído e de acesso livre a quem jantar.

O 7.º IndieJúnior, por um lado, mostrará também quatro filmes de vários géneros cinematográficos que refletem sobre problemáticas actuais e do passado, que interessam a jovens e adultos, desde «a repressão da ditadura até às dinâmicas do divórcio dos nossos pais». Por outro, voltará a promover sessões de cinema de colo, para crianças com idades inferiores a 30 meses, com a novidade de uma oficina para famílias com crianças entre os 1 e 2 anos, onde se «poderá brincar com a água, a cor, o som e outros elementos sensoriais».

Nesta edição, o IndieJúnior Porto apresentará quatro filmes portugueses, Ice Merchants, de João Gonzalez, O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, O Casaco Rosa, de Mónica Santos e O Conto da Raposa, de Alexandra Allen, que serão acompanhados por conversas entre os realizadores e os espectadores.

O encerramento do Festival ficará marcado por uma matiné dançante, «para esticar as pernas, ouvir música e dar um pé de dança», marcada para as 17h30 do dia 29 de Janeiro, no Café do Batalha.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui