«Este festival surge do desejo de partilhar, transmitir, mostrar e experimentar essa linguagem maravilhosa que é o tango nas suas diversas formas, e o desejo de dançar», afirmou, em comunicado enviado à Lusa, a Puro Abrazo – Associação para a promoção e difusão sociocultural da cultura e do Tango Argentino, organizadora do evento.
O evento decorre em Castelo Branco, nos dias 10, 11 e 12 de Outubro, em vários espaços da cidade nomeadamente no Cineteatro Avenida, Centro Artístico Albicastrense e no Parque da Cruz do Montalvão.
«Este festival surge do desejo de partilhar, transmitir, mostrar e experimentar essa linguagem maravilhosa que é o tango nas suas diversas formas, e o desejo de dançar».
O Tango foi classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade em 2009 e a sua difusão e prática tem crescido em todo o mundo. Segundo a organização, em Castelo Branco existem aulas regulares e uma comunidade de fãs.
O programa conta com mais de 25 horas de Tango, aulas e workshops, quatro milongas, três exibições de tango por bailarinos profissionais, um espectáculo de Tango no Cineteatro com orquestra e bailarinos e da orquestra tradicional de Tango La Argenta Ensamble.
Estão ainda previstas aulas e actividades gratuitas para iniciados que queiram aprender a dançar Tango argentino e uma milonga gratuita aberta ao público.
A organização destaca também a presença, em Castelo Branco, dos argentinos Bárbara Ferreyra e Agustón Agnez, campeões mundiais de Tango 2021. Na última edição estiveram presentes em Castelo Branco, mais de 200 participantes oriundos de 11 países.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui