«José Saramago | Um escritor de inquietações», a mostra com que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL/CGTP-IN) se associou às comemorações do centenário do nascimento do único Prémio Nobel da Literatura em língua portuguesa, encontra-se no concelho alentejano de Vila Viçosa.
Trata-se de uma exposição itinerante, da iniciativa do STAL, que conta com o apoio da Fundação José Saramago e tem percorrido o País, tendo estado patente ao público na Marinha Grande, Évora, Caldas da Rainha, Óbidos, Mafra e Santarém, no âmbito de parcerias com os respectivos municípios, informa a estrutura sindical.
A iniciativa, frisa o STAL, pretende acima de tudo «enaltecer a obra de José Saramago e convidar à reflexão por aquilo que Portugal é hoje e por aquilo que deve ser, relativamente ao compromisso social e ao caminho do progresso no País».
Com curadoria de António Marques, a exposição estrutura-se sobre 90 painéis dedicados à vida e obra do único Prémio Nobel da Literatura português (com fotografias em diferentes fases da sua vida, extractos das obras e de entrevistas, além de momentos da vida do escritor), procurando destacar «as dimensões social, cívica, política e cultural» de Saramago, refere o STAL em nota divulgada esta segunda-feira no seu portal.
Na inauguração do evento, que teve lugar no passado dia 12, estiveram presentes, entre outros, os presidentes do STAL (José Correia) e da Câmara Municipal de Vila Viçosa (Inácio Esperança), bem como o coordenador regional do STAL de Évora (Adriano Sousa).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui