Há 30 anos, a cidade do Porto esteve perto de perder um dos seus principais espaços de cultura, depois do Coliseu ter sido vendido à Igreja Universal do Reino de Deus. O que já era dado como certo só não se tornou realidade, porque milhares de pessoas ocuparam a Rua de Passos Manuel em defesa da sua sala de espectáculos. Foram artistas, políticos, celebridades e pessoas comuns que no dia 4 de Agosto de 1995 se indignaram com a venda anunciada e impediram a sua concretização.
O negócio foi anulado e, pouco mais de um mês depois, o espectáculo Todos pelo Coliseu deu o ponto de partida para a angariação de fundos para a compra do edifício e para a sua manutenção como casa de cultura.
Volvidos 30 anos da efeméride, a sala de espectáculos recria Todos pelo Coliseu com a proeza de trazer de volta alguns nomes que se apresentaram no concerto de 1995, como Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Óscar Branco, GNR, BAN, António Pinho Vargas e As Amarguinhas, além do pianista Filipe Raposo, de José Carlos Tinoco e de Júlio Magalhães.
Antes do concerto das 21h, haverá também, pelas 18h, o lançamento do livro O Coliseu é Nosso, de Valdemar Cruz, que conta a história do teatro desde a sua fundação em 1941, passando pela resistência popular de 1995, com os bastidores dos acontecimentos e uma selecção de fotografias, algumas inéditas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
