|artes

Centro Histórico da Covilhã vai ter festival de artes de rua

A primeira edição do Festival de Artes de Rua – Portas do Sol realiza-se de 3 a 5 de Setembro. Colocar o espaço público ao serviço da população é um dos objectivos do evento criado pela ASTA.

Créditos / @ESPENCOVILHA

O Festival Portas do Sol «nasceu para dar novas vidas» ao Centro Histórico da Covilhã», revela a Companhia ASTA – Teatro e Outras Artes, que há oito anos se mudou para o centro da cidade, onde as vivências despertaram para a criação deste projecto. 

Teatro, música, dança, exposições e uma conferência sobre cidades criativas ocupam a programação da primeira edição do festival, de entrada gratuita. Segundo a organização, o evento deverá lançar as «sementes para o futuro das artes de rua na cidade» e um dos objectivos passa por colocar em discussão a defesa do espaço público e a recuperação do património urbano degradado, colocando-o ao serviço da população.

 «A ASTA, uma vez mais, procura trazer diferentes manifestações artísticas ao encontro dos públicos e, simultaneamente, favorecer a afirmação das artes de rua como uma tendência democratizante e emancipadora, capaz de gerar uma atitude criativa, inovadora e reivindicativa», lê-se na apresentação do festival. 

Tópico